1. A atualização do consultório centra-se em três questões práticas da língua quotidiana: o advérbio brevemente e a locução em breve são sinónimos? O que distingue tráfico de tráfego? Existe a palavra observacional? Uma quarta pergunta diz respeito à herança tupi que a toponímia brasileira exibe dia a dia: qual a origem de Ituverava, nome de uma cidade do estado brasileiro de S. Paulo?
2. Na língua, porém, é frequente a alteração de significado quando passamos do discurso corrente a um registo mais especializado. É o caso da linguagem jurídica – como aponta o advogado Miguel Faria de Bastos no texto que deixamos na rubrica O Nosso Idioma. Nele, fazem-se algumas distinções vocabulares no âmbito do léxico corrente dos tribunais. Por exemplo: mentira é equivalente a inverdade? Erro, desacerto e dolo aplicam-se a situações idênticas? E não andaremos nós a chamar erro àquilo que é, afinal, uma avaria?
3. Quanto aos programas de rádio que o Ciberdúvidas produz para a rádio pública portuguesa:
– No Língua de Todos de sexta-feira, 21 de outubro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 22 de outubro, depois do noticiário das 9h00*), a professora Sandra Duarte Tavares esclarece várias dúvidas; por exemplo: qual a pronúncia correta – logotipo ou logótipo?
– Comemora-se em 2016 o centenário do escritor português Mário Dionísio (1916-1993). Para falar desta grande figura da literatura portuguesa do século XX, o Páginas de Português de domingo, 23 de outubro (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*), convida o poeta Nuno Júdice, antigo aluno de Mário Dionísio, e Pedro Rodrigues, da direção da Casa da Achada, sede do Centro Mário Dionísio.
*Hora oficial de Portugal continental.
4. Anuncia-se a realização do ciclo de conferências Perspetivas Didáticas e Formativas em Gramática e Texto nos dias 21 e 24 de outubro p.f. na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Linguística Universidade Nova de Lisboa que tem como conferencistas Florencia Miranda (Universidade de Rosário, Argentina) e Joaquim Dolz (Universidade de Genebra, Suíça). Para mais pormenores, consultar o programa aqui.