1. A ortoépia é uma área que exige uma constante atenção porque as formas de pronunciar as palavras estão sujeitas a uma constante evolução. Não raro, uma mesma palavra associa-se, sincronicamente, a diferentes possibilidades de pronúncia. É o que acontece com rapsódia, cujo s tanto se pronuncia [s] como [z]. Qual será a forma correta? As diferenças verificadas na forma de pronunciar as palavras são, muitas vezes, mais evidentes quando cotejamos diferentes variedade do português. Esta realidade fica bem patente nas flutuações de pronúncia de sc entre as variantes de português europeu e brasileiro. A pontuação, nomeadamente a vírgula, constitui uma das áreas críticas da escrita. No caso específico das construções proporcionais, quais as vírgulas exigíveis? A seleção lexical também pode oferecer dúvidas. Por exemplo, quais as diferenças entre manejável e maneável? Para concluir, na nova atualização do Consultório, identifica-se a função sintática dos constituintes «de ténis» e «de vestido» quando surgem com os verbos correr e sair.
Na imagem, Henry Fawcett; Dame Millicent Fawcett, de Ford Madox Brown, 1872.
2. A lexicógrafa Ana Salgado divulga um novo artigo na plataforma Gerador, abordando questões relacionadas com a acentuação: «Acentuo ou não acentuo – eis a questão». Este tema tem sido também profusamente tratado no Ciberdúvidas. Recordamos aqui algumas respostas que trataram diferentes assuntos relacionados com a acentuação: «Regras de acentuação», «Abreviaturas / acentuação», «Acento grave e acento agudo», «Regras de acentuação (II)», «Acentuação anteproparoxítona», «Acentuação das paroxítonas», «Ortografia e acentuação gráfica», «Regras de acentuação com base morfológica».
3. O termo cateterismo entrou no léxico ativo dos portugueses esta semana quando o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que teria de realizar este exame (anúncio feito no programa Alta Definição, que irá para o ar no sábado, 12 de outubro, na SIC). O termo cateterismo, que se refere a um exame que consiste na introdução de um cateter na artéria, para identificar o seu calibre e problemas associados, já foi tratado no Consultório do Ciberdúvidas, numa análise ao seu sentido e à sua formação.
4. A atualidade relacionada com a língua e a literatura merece alguns destaques:
— A atribuição do prémio Nobel da Literatura, referente aos anos de 2018 e de 2019, a dois autores europeus: a escritora polaca Olga Tokarczuk * e o dramaturgo austríaco Peter Handke* (notícia completa aqui);
* N.E. (14/10/2019) – O apelido da escritora polaca, Tokarczuk, articula-se aproximadamente como "tokártchuk" (ouvir aqui). O do autor austríaco, Handke, soa "hantke" (ouvir aqui).
— O FOLIO, Festival Literário Internacional de Óbidos, decorre em Óbidos entre os dias 10 e 20 de outubro, propondo um vasto programa de atividades de âmbito literário e cultural em diversos espaços desta vila medieval (programa aqui).
5. A 1.ª reunião ordinária do Conselho de Ortografia da Língua Portuguesa é o tema central dos programas produzidos para a rádio pública portuguesa pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, os quais contam com a participação de Ana Paula Henriques, linguista angolana, José Pedro Ferreira, investigador português, e Luís Faro Ramos, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (notícia aqui).