Ortografia e acentuação gráfica - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ortografia e acentuação gráfica

[Gostaria de] saber se acentuação gráfica se enquadra na ortografia, se posso trabalhar n[uma] aula prática “acentuação gráfica”. Aproveitando esse e-mail, será que pode me falar quais são as matérias que envolvem ortografia? Aguardo sua resposta.

Obrigada.

Karla Menezes Professora Itapipoca, Brasil 5K

Segundo Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pp. 63-74, a área da ortografia inclui o estudo da «letra e alfabeto» (p. 63), assim como tudo o que tenha que ver com as chamadas «notações léxicas», isto é, «um certo número de sinais auxiliares, destinados a indicar a pronúncia exacta da palavra» (p. 64). Incluem-se, portanto, aqui, os acentos (agudos, graves e circunflexos) — assim como as respectivas regras de acentuação —, o til, o trema, o apóstrofo, a cedilha, o hífen e os ditongos.

De forma talvez um pouco mais simplificada e menos hierarquizada, o Dicionário Terminológico define ortografia como o «sistema convencionado de regras que estabelecem, para uma determinada língua, a grafia correcta das palavras e o uso dos sinais de pontuação».

Deste modo, e respondendo directamente à questão apresentada pela estimada consulente, sim, a acentuação gráfica enquadra-se na área da ortografia.

Pedro Mateus