O português e o espanhol no mundo globalizado - Diversidades - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Outros Diversidades Artigo
O português e o espanhol no mundo globalizado
O português e o espanhol no mundo globalizado
A necessidade de estreitar laços

«Um dos aspectos que contribui para valorizar essa aproximação entre o português e o espanhol, para além do vasto território onde estão presentes, é o alto grau de intercompreensão entre as línguas, favorecendo o seu ensino mútuo e o desenvolvimento de variadas práticas comunicativas, em situações de bilinguismo e de diálogo intercultural. »

No mundo globalizado em que vivemos, onde as fronteiras são cada vez mais fluidas e a informação e o conhecimento estão disponíveis através de um simples clique no teclado do computador ou de um toque em nossa tela do smartphone, as línguas representam mais do que instrumentos de comunicação: são valiosos recursos estratégicos, em todos os níveis da vida social. O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação, que evoluem com rapidez vertiginosa, ajudam a potencializar o papel das línguas na nova ordenação global, tanto do ponto de vista social e cultural, como da produção de bens materiais e imateriais. Nesse cenário, o português e o espanhol têm se reposicionado na geopolítica das línguas e crescido na produção cientifica, cultural, literária e tecnológica. Juntas, as duas línguas chegam a quase 850 milhões de falantes e são língua oficial em 31 países, com presença também em todos os cantos do globo, como língua estrangeira, segunda língua ou língua de herança. Também essas línguas estão entre as dez mais faladas do mundo, o espanhol na quarta posição e o português na nona.

1443453140713_lusofonia_demografia_3.jpgGovernos e diversas entidades da sociedade civil têm compreendido e reforçado o potencial da proximidade entre as duas línguas, discutindo estratégias e ações que impulsionem o seu avanço e fortalecimento como idiomas de comunicação global e como recursos importantes para o crescimento dos seus países. Especialmente nos últimos anos, surgiram inúmeras pesquisas, publicações  e projetos colaborativos nesse sentido, reforçando a ideia de que juntos somos mais fortes. Um dos aspectos que contribui para valorizar essa aproximação entre o português e o espanhol, para além do vasto território onde estão presentes, é o alto grau de intercompreensão entre as línguas, favorecendo o seu ensino mútuo e o desenvolvimento de variadas práticas comunicativas, em situações de bilinguismo e de diálogo intercultural. Um exemplo claro disso é o que acontece na vizinhança do Brasil com sete países de língua espanhola (Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela), o que representa 12.881 quilômetros de fronteiras, nas quais o contato entre as línguas cria um verdadeiro laboratório linguístico e cultural.

Essas duas línguas são irmãs históricas, que compartilham não apenas a mesma mãe, a língua latina, mas estreitos laços linguísticos e culturais. Antes tarde do que nunca, que os nossos governos saibam aproveitar esse imenso potencial comum e trabalhem para que esse diálogo seja efetivo, criativo e lucrativo para todos nós.

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: O português e o espanhol no mundo globalizado — Edleise Mendes]

Fonte

Texto elaborado e lido para o programa Páginas de Português (Antena 2), de 27 de julho de 2022.

Sobre a autora