Diferenças entre o português e o espanhol - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Diferenças entre o português e o espanhol

Estou fazendo uma pesquisa e gostaria que me informassem se existe bibliografia especializada sobre quais são os fenómenos característicos da língua portuguesa em contraste com o espanhol, ou se possuem algum estudo próprio a esse respeito.

Considero seu local uma fonte de consulta importantíssima, principalmente para os que estudamos português como língua estrangeira.

Aproveito o ensejo para parabenizá-los e fico à espera da sua pronta resposta.

Gabriela Perazzo Argentina 3K

Não conheço nenhuma obra especializada em tal assunto, mas a muito antiga Gramática Espanhola de Antenor Nascentes elucida-nos bastante a esse respeito.

No Boletim n.º 1 da Sociedade de Língua Portuguesa (1949) publiquei um artigo acerca deste tema, que retomei mais tarde (1959) no meu livro Noções de História da Língua Portuguesa e (em 1985) noutro intitulado O Português entre as Línguas do Mundo.

Aconselho também a consulta da Gramática Portuguesa (escrita em espanhol, mas da qual há tradução portuguesa) de Pilar Vásquez Cuesta.

F. V. Peixoto da Fonseca