Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Fernando Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 71K

Sei que em algumas perguntas vocês falaram sobre o vocábulo mesmo. Se não for incômodo, poderiam de modo bem simples dizer por frases e explicações todas as possibilidades de classificação gramatical desse vocábulo?

Grato!

Ana Machado Estudante São Paulo, Brasil 48K

Estou estudando sobre a questão da auxiliaridade verbal e percebo o quanto o assunto é controverso. Preciso de ajuda para pensar melhor sobre tal questão. Pesquisei em trabalhos de dissertação e tese, além de Maria Helena Neves, Bechara e Maria Helena Mira Mateus (lingüista lusitana) e cada vez me sinto mais confusa.

Gostaria de saber qual é o conceito de auxiliaridade verbal. Alguns dizem que o verbo auxiliar perdeu seu sentido de verbo pleno (gramaticalização), outros dizem que não totalmente, outros esclarecem que depende do contexto. Até o uso da palavra gramaticalização é controverso!

Existe uma classificação dos verbos auxiliares? Por que Bechara chama os verbos causativos e sensitivos de auxiliares? Em que situação eles se comportam como tal?

Obrigada!

Jeanny Duarte Professora Vila Velha, Brasil 6K

Gostaria de saber se na frase «A igreja parecia leve, de algodão» há locução adjetiva. E expliquem por favor.

Manuel Loureiro Professor Póvoa de Varzim, Portugal 12K

Num teste pedi a classificação morfológica de tal em: «Eu farei de improviso tal castigo/Que seja mor o dano que o perigo.» Sempre considerei tal como determinante demonstrativo, mas há quem me diga que é um advérbio de intensidade. Estarei mesmo enganado?! Está junto de um nome, é variável... não é mesmo determinante?

Obrigado.

Filipa Silva Estudante Famalicão, Portugal 3K

Gostaria de saber uma informação: na frase «Ele foi embora a correr», a que classe de palavras corresponde embora?

Joana Ferreira Estilista Guimarães, Portugal 7K

Subitamente é um advérbio que se integra na subclasse de tempo, ou modo?

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 6K

Beato/beata é apenas substantivo, ou pode funcionar também como adjectivo? A expressão «muito beato» estará correcta?

Obrigada.

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 3K

Proletário pode ser também um adjectivo? No dicionário que tenho, aparece somente como substantivo, mas na expressão comum «o internacionalismo proletário», a palavra surge claramente como adjectivo. A expressão está correcta?

Manuela Esteves Professora Lisboa, Portugal 7K

Na frase «Este cavalo é veloz», a palavra veloz pertence a que classe de palavras?

Francisco Tavares Director Angra do Heroísmo, Portugal 7K

«Gosto de te ver com a saia hoje, não sei porquê.»

Nesta frase podemos encontrar dois advérbios, não e porquê, correcto?

Gostaria ainda de esclarecer a que subclasse pertence o advérbio porquê.

Grato pela atenção.