Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Fernando Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 2K

Juro que já li muito sobre o que vou falar. Inclusive suas explicações. Mas não consigo achar a verdade sobre tal questão. Seguinte: em «O bobo do João chegou», por que motivo bobo é um substantivo para a análise de Celso Cunha, e para o Bechara é um adjetivo? Não entendo m-e-s-m-o.

Ajudem-me. Abraço.

Luísa Lemos Estudante Aveiro, Portugal 5K

Na frase «O moinho era de um alto pitoresco», a palavra pitoresco é um adjectivo, ou nome?

Ana Afonso Professora Tomar, Portugal 17K

A minha dúvida é se a palavra maldizer é uma palavra derivada, sendo mal um prefixo ou se se trata de uma palavra composta. O mesmo em relação a palavras como mal-agradecido, mal-humorado...

Grata pela atenção.

Isabel Lima Professora Mogúncia, Alemanha 16K

Gostaria de esclarecer uma dúvida: «ao mesmo tempo (que?)» é uma conjunção? Se sim, é uma conjunção subordinativa?

Muito obrigada.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 5K

«Estreou nos cinemas mais um filme de vampiro.»

Na frase acima, «um» é artigo indefinido, ou numeral?

Informo que, antes de encaminhar a pergunta, verifiquei a esta resposta. Como em muitas situações na língua portuguesa, frases diferentes levam a análises diversas, e mesmo na resposta referida se menciona a possibilidade de duas análises («Convém, no entanto, acrescentar que a classificação de um como numeral não é impossível nas expressões "um terramoto" e "um acidente de viação", desde que devidamente contextualizado...), insisto em que, se for possível, se analise a frase por mim enviada (a propósito, tudo indica tratar-se de numeral, mas gostaria de uma confirmação).

Obrigado.

Maria Alves Professora Porto, Portugal 7K

Gostaria que me esclarecessem quanto à classificação dos nomes furacão, tempestade ou ciclone. São concretos, ou abstractos?

Sónia Junqueira Criadora de conteúdos Porto, Portugal 13K

Gostaria, para começar, de felicitar os consultores do Ciberdúvidas pelo serviço prestado à língua portuguesa.

A minha dúvida é relativa aos adjectivos, mais propriamente à subclasse de adjectivos relacionais. De acordo com a definição do Dicionário Terminológico, o adjectivo relacional é um «adjectivo que deriva de uma base nominal e que, tipicamente, instancia uma relação de agente ou posse relativamente ao nome. Estes adjectivos não ocorrem em posição pré[-]nominal nem variam em grau». Os exemplos dados são:

— em «a invasão americana» ou «amor maternal», os adjectivos americana e maternal são relacionais.

Na prática, a identificação destes adjectivos suscita-me algumas dúvidas. Ao elaborar alguns conteúdos gramaticais para aulas do 3.º ciclo do ensino básico juntamente com uma colega, percebi que eu e ela não entendemos a definição da mesma forma. Ao elaborar um exercício, a minha colega apresentou-me uma lista de adjectivos que ela considerava relacionais. No entanto, eu não entendo as coisas dessa forma. Eis a lista:

caótico (ex.: desfecho caótico)

angelical (ex.: olhar angelical)

leonino (ex.: clube leonino)

capilar (ex.: tratamento capilar)

incolor (ex.: líquido incolor)

escalabitano (ex.: agricultor escalabitano)

juvenil (ex.: revolta juvenil)

onírico (ex.: estado onírico)

bracarense (ex.: professor bracarense)

campestre (ex.: flor campestre)

outonal (ex.: paisagem outonal)

indiano (ex.: prato indiano)

romano (ex.: tratado romano)

octogonal (ex.: figura octogonal)

Acrescentei alguns exemplos para que melhor se possa compreender o uso de cada um dos adjectivos.

Na minha opinião, e tendo em conta a leitura que fiz da definição apresentada no Dicionário Terminológico (DT), os adjectivos relacionais que constam desta listagem são:

angelical (ex.: olhar angelical)

capilar (ex.: tratamento capilar)

juvenil (ex.: revolta juvenil)

campestre (ex.: flor campestre)

outonal (ex.: paisagem outonal)

A minha maior dúvida refere-se aos adjectivos de origem, pois parece-me que estes podem também ser adjectivos relacionais (é certo que um dos exemplos dados no DT é «invasão americana», mas os adjectivos bracarense ou escalabitano têm significado diferente, pois americana tem um papel de agente relativamente ao nome invasão, daí a minha dúvida).

Considero os restantes adjectivos qualificativos, pois embora nem todos sejam graduáveis, não me parece que seja este um critério forte o suficiente para fazer distinção entre qualificativos e relacionais.

Agradeço, pois, uma ajuda (célere) da vossa parte para que eu e a minha colega possamos sair deste impasse.

Vera Portella Economista São Vicente, Brasil 21K

É correto afirmar que tanto a palavra tristeza como a palavra alegria podem ser classificadas como: substantivo, feminino, comum, abstrato, simples, derivado?

A professora de minha filha — 6.º ano do ensino fundamental — considerou errado classificá-las como derivado, pois são adjetivos. Não entendi a justificativa da professora.

Grata pela colaboração.

Ana Paula Alves Pires Professora Óbidos, Portugal 7K

Na expressão «mal nenhum», nenhum é determinante, ou pronome?

Thainá Laforet Estudante São Lourenço do Sul, Brasil 76K

Gostaria de saber como se escrevem os numerais ordinais, tipo 150.º, 283.º, 85.º

Desde já agradeço!