Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Rosa Pinto Professora Praia, Portugal 28K

A palavra obrigado ou obrigada, quando usada como forma de agradecimento é considerada uma interjeição? E no caso de «muito obrigado(a)», é uma locução interjectiva?

Lídia Almiro Desempregada Porto, Portugal 64K

«Durante o recreio, comi um bolo» — durante é advérbio de tempo?

Queria exemplos de durante — preposição. Vi na gramática, mas não tem exemplos, e nos que encontro parece-me mais normal chamar-lhe advérbio de tempo, embora não tenha encontrado esta palavra classificada como advérbio em nenhuma gramática.

Susete Pires Formadora Évora, Portugal 10K

Como se podem classificar morfologicamente «à roda de» e «à beira de»? Podem considerar-se locuções adverbiais? Se sim, a que categoria pertencem, modo, lugar...?

Ksenia Levchenko Estudante Sampetersburgo, Rússia 3K

Os predicados tais como «ter medo», «ter vergonha» são os predicados de que tipo? São os predicados do sujeito?

Ana Silva Estudante Tomar, Portugal 8K

A que subclasse pertence o nome homem designando «humanidade»?

Lídia A. Desempregada Almada, Portugal 173K

O que são quantificadores numerais e adjectivos numerais?

Tomás Rodrigues Funcionário dos registos e do notariado Cantanhede, Portugal 86K

Quando mandamos calar alguém, dizemos: "shiu!"

Como é que se classifica esta estranha expressão, qual será a sua origem?

Muito obrigado.

Sérgio Gludovats Coord. de Infra{#-|}estruturas de redes de computadores São Paulo, Brasil 21K

Verifiquei que a palavra nope, da língua inglesa, pode ser considerada uma interjeição. A tradução mais simples para o português seria a palavra não seguida de uma exclamação: «Não!»

A minha dúvida é: «Não!» é considerado uma interjeição na língua portuguesa? Em qual "estado de emoção" se enquadra, caso seja uma interjeição?

Obrigado.

Simone Reis Estudante Castelo Branco, Portugal 6K

Gostaria que me respondessem à seguinte questão.

Na frase «Se os pequenos comeram os grandes, bastará um grande para muitos pequenos», qual a categoria morfológica de «os grandes»?

Cristina Maria Lopes Gonçalves Frade Professora Coimbra, Portugal 9K

Em «Constantemente a titi se encafuava no meu quarto (...), rebuscando pelos cantos, nas minhas cartas e nas minhas ceroulas...» (A Relíquia, de Eça de Queirós), constantemente é um advérbio adjunto de tempo, ou de modo?