Ainda não / ainda nunca
Escrevi, uma vez, «ainda nunca experimentei» e, para grande surpresa minha, disseram-me que estava mal porque... não fazia sentido. Disseram que deveria ter escrito «Ainda não experimentei» ou outra coisa qualquer.
Sobreestequiometria
A palavra estequiometria, serve por exemplo, para indicar que num composto as espécies constituintes estão em igual quantidade. Se uma delas está em maior quantidade é correcto dizer «sobrestequiometria», ou será «sobre-estequiometria», ou ainda nenhuma delas?
Mega e Macro
Não sei muito bem quando devo utilizar o prefixo "mega" ou, em vez dele, o prefixo "macro". Será que me podem dar um esclarecimento quanto ao contexto da suas utilizações?
Dar
«Se tiveres "email" pessoal, o melhor é `dar-lo´ a conhecer. «Dar-lo» está correcto?
Sapa
Qual o feminino de sapo?
Pingue-pongue
Na resposta Maubere encontrei a palavra "pinguepongue". É mesmo assim que se escreve? E, já agora, como se escreve correctamente "matraquilhos"?
Impacte, para quê?
Fiquei surpreendido com a resposta de José Neves Henriques à pergunta sobre este tema, dada a Tavares Rodrigues.
Os dicionários de Português desde Cândido de Figueiredo a J. P. Machado registam impacto como adjectivo, impacte como substantivo e o verbo impactar que terá, naturalmente, formas verbais terminadas em -cte.
Pergunta: Houve alterações desde a edição do Grande Dicionário da Língua Portuguesa de J. P. Machado?
Pedregulho
Poderá dizer-se também "pedragulho" ?
Verbo reaver, ainda mais uma vez
Se é errado dizer «Para que ela "reavenha" o seu anel, terá de juntar dinheiro», ter-se-á sempre de substituir por «Para que ela possa "reaver"...»? O verbo reaver não tem conjuntivo?
Muito obrigado!
«As jóias (joias, pós-AO-90) de/da Castafiora»
Na edição portuguesa do álbum do Tintin Les Bijoux de la Castafiora, o título foi traduzido para As Jóias de Castafiora, e na edição brasileira, As Jóias da Castafiora. É de ou da? Obrigado.
