Há um sufixo que possa ser usado com terato-?
Obrigado!
Numa das fábulas, Esopo fala-nos de uma «coreixa» (um bicho, pelo contexto).
Há uma aldeia no concelho de Penafiel chamada Coreixas. No Brasil, existe o apelido Coreixas. Os dicionários ignoram a palavra. O que será?
Como devo pronunciar o x da palavra míxena, como "cs", ou como "ch"?
Muito obrigado!
Quais as situações em que se emprega «face» e «em face»?
A dúvida refere-se à pronúncia do segundo o da palavra político, em politico-partidário. Deve ler-se aberto (ó) ou fechado (u)? O mesmo se aplica a outras expressões construídas da mesma forma?
Gostava que me dessem mais exemplos de palavras formadas por afixação, para o caso da derivação por prefixação (para além de anti-rugas, ou anti-roubo).
Obrigada.
O que é, exactamente, um estralho para pesca?
Estou a traduzir algumas expressões do inglês para português para serem usadas num guia destinado a turistas japoneses. Como o inglês é muito vago, em relação ao you, foi-me dito que devia usar todas as expressões possíveis em português, ou seja, masculino singular, feminino singular, masculino plural e feminino plural. Também me foi dito que o you seria sempre formal (você e não tu).
A minha dúvida é, por exemplo, na frase «Nice to meet you». Eu traduzi como: «Prazer em conhecê-lo/Prazer em conhecê-la/Prazer em conhecer-vos.» No entanto, a senhora japonesa para quem estou a fazer o trabalho tem alguns conhecimentos de português e perguntou-me se neste caso o plural «conhecer-vos» está bem aplicado, ou seja, se é o plural formal.
Ela tem ideia de que «conhecer-vos» seria o plural de «conhecer-te», e que o plural correcto e formal de «conhecê-lo/conhecê-la» deveria ser «conhecê-los/conhecê-las». Eu usei o -vos quando fiz o trabalho, porque pensei que seria a forma mais correcta, no entanto, após a pergunta dela, fiquei com dúvidas.
Assim, peço que, se for possível, me esclareçam esta questão.
Como se deve pronunciar a palavra Google? Pode pronunciar-se "googol" em português?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações