Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Machado Professora Porto, Portugal 7K

1. «Ele é baixinho.»

2. «Ele falou baixinho.»

Podemos considerar que a palavra baixinho da segunda frase é um advérbio? Não são os advérbios invariáveis?

Obrigada.

Catarina Medeiros Estudante Coimbra, Portugal 134K

Qual a diferença entre palavras convergentes e palavras divergentes?

Maria Machado Professora Porto, Portugal 20K

Garrafão tem aumentativo? É correcto considerar garrafão o aumentativo de garrafa? Garrafa e garrafão não são dois substantivos distintos?

A questão surgiu numa ficha de trabalho dos meus alunos, e após várias pesquisas não consegui ser esclarecida.

Jorge Suzuki Comerciante Goiânia, Brasil 17K

Há palavras com o tritongo uou?

Vanessa Mourão Estudante Lisboa, Portugal 8K

O que é que está correcto?

«Não dei de conta.»

«Não dei conta.»

Nádia Rodrigues Estudante Porto, Portugal 38K

Um verbo pode ser considerado principal e copulativo, ao mesmo tempo? Por exemplo, na frase: «A Joana come o bolo», o verbo comer é principal ou copulativo?

Mário Freitas Estudante Porto, Portugal 15K

Antes de mais, as minhas mais sinceras felicitações pelo fantástico trabalho que têm vindo a desenvolver e que se tem revelado muito útil para mim e muita outra gente. Tenho dúvidas quanto ao emprego das proposições para e por nas seguintes frases: «Tenho que me esforçar por as cumprir» e «Tenho que me esforçar para as cumprir».

Supondo que, neste contexto, o emprego de «as cumprir» é equivalente a «cumpri-las», o meu senso comum leva-me a pensar que ambas as frases estão correctas, embora ache que tenham significados um pouco diferentes. «Por as cumprir» remete-me para a ideia de «uma maneira de cumprir», enquanto que «para as cumprir», para a ideia de «com o objectivo de cumprir».

Qual é que acham que é o valor semântico do emprego de por em frases deste tipo? Qual é, no vosso entender, a diferença entre as duas frases e em que tipo de situações é que sugerem o uso de uma ou de outra?

Se puderem dar mais exemplos onde se evidencie essa diferença, ficarei agradecido.

Ana Quaresma Estudante universitária Lisboa, Portugal 24K

Em vez de arguição, também se pode dizer arguência?

Rui Ferreira Operador de hipermercado Santo Tirso, Portugal 44K

Porque é que se considera incorrecto dizer "houveram" (e com razão) e... aconteceram/ocorreram, que também são verbos impessoais, já não?

António Rocha Reformado Tomar, Portugal 1K

Qual é o contrário do adjectivo paternal?