1. «Ele é baixinho.»
2. «Ele falou baixinho.»
Podemos considerar que a palavra baixinho da segunda frase é um advérbio? Não são os advérbios invariáveis?
Obrigada.
Qual a diferença entre palavras convergentes e palavras divergentes?
Garrafão tem aumentativo? É correcto considerar garrafão o aumentativo de garrafa? Garrafa e garrafão não são dois substantivos distintos?
A questão surgiu numa ficha de trabalho dos meus alunos, e após várias pesquisas não consegui ser esclarecida.
Há palavras com o tritongo uou?
O que é que está correcto?
«Não dei de conta.»
«Não dei conta.»
Um verbo pode ser considerado principal e copulativo, ao mesmo tempo? Por exemplo, na frase: «A Joana come o bolo», o verbo comer é principal ou copulativo?
Antes de mais, as minhas mais sinceras felicitações pelo fantástico trabalho que têm vindo a desenvolver e que se tem revelado muito útil para mim e muita outra gente. Tenho dúvidas quanto ao emprego das proposições para e por nas seguintes frases: «Tenho que me esforçar por as cumprir» e «Tenho que me esforçar para as cumprir».
Supondo que, neste contexto, o emprego de «as cumprir» é equivalente a «cumpri-las», o meu senso comum leva-me a pensar que ambas as frases estão correctas, embora ache que tenham significados um pouco diferentes. «Por as cumprir» remete-me para a ideia de «uma maneira de cumprir», enquanto que «para as cumprir», para a ideia de «com o objectivo de cumprir».
Qual é que acham que é o valor semântico do emprego de por em frases deste tipo? Qual é, no vosso entender, a diferença entre as duas frases e em que tipo de situações é que sugerem o uso de uma ou de outra?
Se puderem dar mais exemplos onde se evidencie essa diferença, ficarei agradecido.
Em vez de arguição, também se pode dizer arguência?
Porque é que se considera incorrecto dizer "houveram" (e com razão) e... aconteceram/ocorreram, que também são verbos impessoais, já não?
Qual é o contrário do adjectivo paternal?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações