Podemos utilizar ambos os termos, dependendo do referente, ou seja, do objecto extralinguístico para o qual o termo remete.
Devemos dizer «sociedade da informação» quando nos referimos à sociedade em geral (conjunto de pessoas que vivem em estado gregário) em que a componente da informação e do conhecimento desempenha um papel nuclear em todos os tipos de actividade, em consequência do desenvolvimento da tecnologia digital, e da Internet em particular, o que origina novas formas de organização da economia e da sociedade. Esse desenvolvimento social e tecnológico permite obter e partilhar qualquer tipo de informação e conhecimento quase instantaneamente, a partir de qualquer lugar.
A «sociedade da informação» é, portanto, um produto do próprio homem, que assenta na convergência de três tecnologias: as da informação, as da comunicação e as dos media. Assim, ao utilizarmos o determinativo «da informação», estamos a referir-nos especificamente a este conceito de informação: «a informação» significa simultaneamente o conhecimento, a notícia, a comunicação, a tecnologia digital.
Quanto ao termo «sociedade de informação», ele pode ser utilizado quando a palavra sociedade significa «associação», «agremiação», «organismo», etc. que tem por objectivo dar informações sobre algo, esclarecer, aconselhar, difundir uma informação específica sobre uma determinada área, saber, matéria, produto, etc. Já não se trata «da informação», mas, sim, «de informação» sobre algo. Exemplo: «Sociedade de Informação do Amianto, Lda».