Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ana Jorge Estudante Lisboa, Portugal 2K

Sei que este tema já foi tratado aqui muitas vezes, mas continuo com uma dúvida no que diz respeito à translineação. Qual é a forma correcta:

a) "queri-am" ou "que-riam"?

b) "distribuí-am" ou "distri-buíam"?

Muito obrigada.

Luiza Souto Jornalista Rio de Janeiro, Brasil 12K

Fui criticada no trabalho porque pedi uma informação por e-mail e empreguei a frase «Solicito saber se você pode me ajudar».

A crítica foi por conta do «solicito saber». Segundo meu chefe, a frase não se usa.

Embora acredite estar certa, quero tirar essa dúvida para mostrar a ele.

Grata.

Cláudio Jesus Vendedor São Paulo, Brasil 29K

Gostaria de saber o aumentativo de pão.

Agradeço a atenção.

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 6K

Como está correcto: «esperançado em que», ou «esperançado que»?

Obrigada.

Teresa Salgueiro Professora Braga, Portugal 6K

Existe plural para «nem por isso»?

Maria Costa Professora Lisboa, Portugal 9K

O substantivo púbis admite os dois géneros, ou deverá usar-se apenas no feminino? Ex.: «a púbis». O dicionário Houaiss referencia-o como tendo dois géneros, mas existem outros em que aparece apenas como substantivo feminino.

Luís Gonçalves Economista Porto, Portugal 8K

Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, crítico literário, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor e ensaísta brasileiro e autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido como Dicionário Aurélio, afirmou, em tempos, que o feminino de senador é senatriz e não senadora.

O que eu gostaria de saber é se as duas palavras são validadas e por quê.

Marina de Araújo Professora Passos, Brasil 7K

A par do significado da palavra coletânea (conjunto de trechos seletos de diferentes obras), pode-se empregá-la num sentido mais extenso, como em «Pretendo publicar uma coletânea de contos de meus alunos»?

Muito obrigada.

Cristina Pereira da Silva Estudante Lisboa, Portugal 5K

Gostava de saber se é «Sociedade da Informação» ou «de Informação»?

Muito obrigada.

Rosane Rodrigues Professora Carregado, Portugal 91K

Usa-se Ex.mo apenas para autoridades, ou posso usar este pronome de tratamento para demonstrar respeito à pessoa a quem faço referência?