Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria João Almeida Funcionária Pública Lisboa, Portugal 14K

Agradecia a vossa ajuda para a seguinte questão: que abreviatura utilizar numa tabela em que para determinados anos não possuo dados disponíveis para algumas variáveis?

Grata pela atenção dispensada.

Adílson Consultor São, Brasil 17K

Em língua culta, o verbo incomodar-se pode ser regido pelas preposições de e em?

Exemplos:
«Eu me incomodaria de passar a noite nesta pousada.»
«Eu me incomodaria em passar a noite nesta pousada.»
Aguardarei resposta.

Muito obrigado.

Claudia Rodrigues Artista Plástica Lisboa, Portugal 16K

Como é que é correcto dizer: «Ela já pode deitar-se», ou «Ela já se pode deitar»? A existência do interfere na forma como se utiliza o verbo reflexivo? É correcto dizer «Ela pode deitar-se», mas incorrecto dizer «Ela se pode deitar» ou «Ela pode-se deitar»?

Júlio Carlos Guia de turismo São Paulo, Brasil 7K

Como se escreve baleia jubarte? Com maiúscula, ou minúscula? Com hífen, ou sem?

Obrigado.

Alda Paula Faria Educadora Valença, Portugal 4K

Num poema de Cesário Verde, Cabelos, aparece a palavra ebânico; por favor, digam-me qual o seu significado.

«Ocultos nesse abismo ebânico e tão bom
Como um licor renano a fermentar nos...»

Helena Matias Assistente de bordo Lisboa, Portugal 25K

Uma amiga diz-me que a expressão «chorar convulsivamente» está incorrecta: e que se deve dizer «chorar compulsivamente».

Eu considero ambas correctas mas com sentidos diferentes: a primeira significa um choro muito agitado, e a segunda, um choro incontrolável e sem explicação.

Qual a vossa opinião?

Obrigada.

Thiago Rissotto Estudante Goiânia, Brasil 6K

Qual o superlativo absoluto sintético das palavras esquisito e apavorante?

Pedro Santos Professor Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber como devo traduzir a seguinte expressão: «Portugal´s adamant opposition

Será que posso criar o neologismo "adamântico"? Ficaria qualquer coisa como "oposição adamântica"?

Obrigado pela vossa ajuda.

Karla Santana Bancária Fortaleza, Brasil 25K

Gostaria de saber em quais casos devemos utilizar a expressão «Em exercício», após identificarmos o cargo da pessoa, e em quais devemos utilizar a palavra substituto.

Margarida Nunes Professora Lisboa, Portugal 34K

Qual o grau aumentativo de rico?