Agradecia a vossa ajuda para a seguinte questão: que abreviatura utilizar numa tabela em que para determinados anos não possuo dados disponíveis para algumas variáveis?
Grata pela atenção dispensada.
Em língua culta, o verbo incomodar-se pode ser regido pelas preposições de e em?
Exemplos:
«Eu me incomodaria de passar a noite nesta pousada.»
«Eu me incomodaria em passar a noite nesta pousada.»
Aguardarei resposta.
Muito obrigado.
Como é que é correcto dizer: «Ela já pode deitar-se», ou «Ela já se pode deitar»? A existência do já interfere na forma como se utiliza o verbo reflexivo? É correcto dizer «Ela pode deitar-se», mas incorrecto dizer «Ela se pode deitar» ou «Ela pode-se deitar»?
Como se escreve baleia jubarte? Com maiúscula, ou minúscula? Com hífen, ou sem?
Obrigado.
Num poema de Cesário Verde, Cabelos, aparece a palavra ebânico; por favor, digam-me qual o seu significado.
«Ocultos nesse abismo ebânico e tão bom
Como um licor renano a fermentar nos...»
Uma amiga diz-me que a expressão «chorar convulsivamente» está incorrecta: e que se deve dizer «chorar compulsivamente».
Eu considero ambas correctas mas com sentidos diferentes: a primeira significa um choro muito agitado, e a segunda, um choro incontrolável e sem explicação.
Qual a vossa opinião?
Obrigada.
Qual o superlativo absoluto sintético das palavras esquisito e apavorante?
Gostaria de saber como devo traduzir a seguinte expressão: «Portugal´s adamant opposition.»
Será que posso criar o neologismo "adamântico"? Ficaria qualquer coisa como "oposição adamântica"?
Obrigado pela vossa ajuda.
Gostaria de saber em quais casos devemos utilizar a expressão «Em exercício», após identificarmos o cargo da pessoa, e em quais devemos utilizar a palavra substituto.
Qual o grau aumentativo de rico?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações