Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José M. Órfão Portugal 16K

Gostava de saber como  se deve pronunciar a palavra menu.

Penso, creio, que é mais correcto pronunciar "mènu", embora concorde que se deva dar preferência aos vernáculos cardápio ou ementa.

A forma "m´nu" é apenas um dos erros copiosamente fornecidos pelo "lisboês", dialecto espúrio da região de Lisboa (como "m´tadona", "P´nacova", "v´lhice", "cadav´res", "lid´res"), em que o pobre do e é assassinado a sangue-frio. Sugiro a reciclagem do "lisboês", com o "vermâlho", o "Luxamburgo", o "friu" e outras pérolas que tais. Trabalho ciclópico, mas altamente patriótico.

José M. Órfão Portugal 5K

Tenho ouvido frequentemente o uso do adjectivo verbal carenciados, sem verbo. Porque não carecidos, do verbo carecer? Além deste, há sempre a possibilidade de usar carecedor ou carecente, termos racionais. Carenciado é que não!

João Silva Reformado (bancário) Figueira da Foz, Portugal 4K

Qual é o antónimo de castiço?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 12K

Como modernamente se faz a concordância em frases como as seguintes?

«Eram (era) perto das seis horas, quando houve o acidente.»

«Eram (era) cerca das seis horas, quando houve o acidente.»

Obrigado.

Itaj Sherman Matemático Telavive, Israel 19K

Em alguns lugares na Internet, usam «nós outros» e «nos outros» em vez de nós e nos. Isso é certo ou não? Qual é a diferença?

Nunca aprendi espanhol, mas sei que eles dizem nosotros. Por isso achei que talvez tenha origem na língua mais antiga.

A mesma coisa com vós.

Muito obrigado.

Cristiane Dias Tradutora São Paulo, Brasil 46K

No trecho da carta a seguir:

«Querida Família,
Peço-lhes o favor de responder ao questionário abaixo:
1) Vocês já participaram de algum festival de gastronomia?...»

Queria saber se o pronome no plural (lhes) está correto (concordando com a idéia de conjunto que expressa a palavra família) ou se deveria estar no singular (concordando com o substantivo família no singular) ou se ambas as formas (singular e plural) neste contexto estariam corretas.

Grata.

Luciano Eduardo de Oliveira Professor Botucatu, Brasil 14K

Acabo de ver no Dicionário Houaiss que a pronúncia recomendada para hexacampeão é com x = [z]. Verifico no referido dicionário que a ortoépia indicada para hexágono é também x = [z], pronúncia que, aliás, é comum no Brasil, pelo menos na minha região. O que acham dessa recomendação? É que não me imagino pronunciando "êzákãpê(i)ãw" (ou será "ézákãpê(i)ãw") (lembrem-se de que sou brasileiro) quando/se o Brasil ganhar a próxima Copa do Mundo, e só aceitarei essa pronúncia se me forem dados argumentos sólidos. Caso contrário, fico com o meu "écsakãpe(i)ãw".

Obrigado mais uma vez.

Diana Andringa Jornalista Lisboa, Portugal 39K

Gostaria de saber se a locução «à memória de» é mais correcta que «em memória de».

Tiago Marques Músico Sobreda, Portugal 20K

Antes de mais, parabéns pelo vosso trabalho. Consulto o vosso sítio com uma certa frequência e fico sempre satisfeito com as respostas.

Gostaria de saber qual é o superlativo absoluto sintético de capaz. Já ouvi "capacíssimo", "capabilíssimo e até "capacérrimo". Eu escolheria a primeira, mas não tenho a certeza.

Alessandra Ferreira Estudante de Letras São Paulo, Brasil 6K
Gostaria, primeiramente, de agradecer pela oportunidade.

Em um concurso foi elaborada a seguinte questão:

«Considerando as funções sintáticas das orações apresentadas abaixo: "Permite chegar à abstração completa da realidade" e "Permite que se chegue à abstração completa da realidade" NÃO podem substituir-se porque são diversas.»

Pergunto: do que se trata [quando se diz] «serem diversas» as orações?

Grata.