Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Rita C. Mendes Estudante Lisboa, Portugal 6K

A palavra "desconstruível" é aceitável?

Grata pela atenção.

Ana Paula Assunção Funcionária pública Brasília, Brasil 7K

Gostaria de saber se há erro ao se escrever: «graças a um cenário mais favorável nos EUA, Inglaterra e França». Há falta de paralelismo? O correto seria «... nos EUA, na Inglaterra e na França», ou seria dispensável colocar-se a preposição antes de cada país?

Agradeço antecipadamente.

Michelli Castro Professora de Educaçào Infantil Divinópolis, Brasil 27K

Qual é o plural de polícia-civil e policial-civil? Penso que o correto seria polícias-civil e policiais- civil já que a palavra civil especifica o tipo de polícia ou policial. Entretanto percebo que jornalistas sempre dizem polícias-civis ou policiais-civis.

Rejane Marques Professora Belo Horizonte, Brasil 4K

Existe algum tipo de redação em que se desobriga o uso de título?

Bárbara Santos Estudante Estugarda, Alemanha 5K

Qual é a designação correcta da secção final de um livro onde se elencam informações sobre a respectiva redacção, tradução, impressão, etc., e onde se incluem igualmente as notas legais sobre direitos de autor: «ficha técnica», «cólofon», ou outra? «Ficha técnica» parece-me mais comum noutros meios de comunicação (Internet, cinema, etc.), mas gostaria de ter a vossa opinião.

Muito obrigada!

Rafael Azevedo Roteirista São Paulo, Brasil 6K

Gostaria de saber qual grafia os senhores consideram como correta, no português, para se referir ao idioma falado pelo célebre povo africano — seria a forma correta língua "iorubá" ou "yoruba"/"yorubá"?

Desde já agradeço a atenção.

Bruno Scomparin Analista judiciário Brasília, Brasil 13K

Na frase «Instado a manifestar-se, o réu permaneceu em silêncio», a construção «instado a manifestar-se» se afigura correta, ou seria preferível a redação «Instado à manifestação, o réu permaneceu em silêncio»?

Obrigado.

Nuno Morais Funcionário público Macau, China 10K

Hoje em dia, ao dizer caneta ou esferográfica, praticamente se confunde uma coisa com a outra. E acerca de «caneta esferográfica», será que é correcto? Ou será que se usou antigamente, e hoje em dia ninguém usa?

Obrigado.

Paula Guerreiro rofessora Almada, Portugal 5K

Não me recordo como se designam aqueles estabelecimentos comerciais tradicionais especializados na venda de cafés e chás (onde também é possível comprar-se bombons, biscoitos finos, compotas, máquinas de fazer café, etc.). Sei que têm uma designação específica. Podem ajudar-me, por favor?

Fernando Letra Jornalista Funchal, Portugal 2K

Um navio que transporta cereais é um «navio cerealeiro», ou um «navio cerealífero»?

"Cerealeiro" não consta dos dicionários, mas parece ser a terminologia usada no meio náutico.

Estará correcto?

Obrigado.