A palavra "desconstruível" é aceitável?
Grata pela atenção.
Gostaria de saber se há erro ao se escrever: «graças a um cenário mais favorável nos EUA, Inglaterra e França». Há falta de paralelismo? O correto seria «... nos EUA, na Inglaterra e na França», ou seria dispensável colocar-se a preposição antes de cada país?
Agradeço antecipadamente.
Qual é o plural de polícia-civil e policial-civil? Penso que o correto seria polícias-civil e policiais- civil já que a palavra civil especifica o tipo de polícia ou policial. Entretanto percebo que jornalistas sempre dizem polícias-civis ou policiais-civis.
Existe algum tipo de redação em que se desobriga o uso de título?
Qual é a designação correcta da secção final de um livro onde se elencam informações sobre a respectiva redacção, tradução, impressão, etc., e onde se incluem igualmente as notas legais sobre direitos de autor: «ficha técnica», «cólofon», ou outra? «Ficha técnica» parece-me mais comum noutros meios de comunicação (Internet, cinema, etc.), mas gostaria de ter a vossa opinião.
Muito obrigada!
Gostaria de saber qual grafia os senhores consideram como correta, no português, para se referir ao idioma falado pelo célebre povo africano — seria a forma correta língua "iorubá" ou "yoruba"/"yorubá"?
Desde já agradeço a atenção.
Na frase «Instado a manifestar-se, o réu permaneceu em silêncio», a construção «instado a manifestar-se» se afigura correta, ou seria preferível a redação «Instado à manifestação, o réu permaneceu em silêncio»?
Obrigado.
Hoje em dia, ao dizer caneta ou esferográfica, praticamente se confunde uma coisa com a outra. E acerca de «caneta esferográfica», será que é correcto? Ou será que se usou antigamente, e hoje em dia ninguém usa?
Obrigado.
Não me recordo como se designam aqueles estabelecimentos comerciais tradicionais especializados na venda de cafés e chás (onde também é possível comprar-se bombons, biscoitos finos, compotas, máquinas de fazer café, etc.). Sei que têm uma designação específica. Podem ajudar-me, por favor?
Um navio que transporta cereais é um «navio cerealeiro», ou um «navio cerealífero»?
"Cerealeiro" não consta dos dicionários, mas parece ser a terminologia usada no meio náutico.
Estará correcto?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações