Compra-mos, dá-mos, entrega-mos e devolve-mos são formas corretas dos verbos comprar, dar, entregar e devolver conjugados pronominalmente, em que ocorrem casos de contração de dois pronomes — -mos —, sendo um de objeto indireto (me) e outro de objeto direto (os): me + os = mos.
Se tivermos em conta os exemplos da ficha que nos apresenta, verificam-se as diferenças entre as formas verbais:
1. Nós damos (1.ª pessoa do plural do presente do indicativo da forma regular do verbo dar) vs. dá-mos = tu dá-me [a mim] + os [os documentos] (2.ª pessoa do singular do imperativo do verbo dar conjugado pronominalmente).
2. Entrega-mos = tu entrega-me [a mim] + os [os objetos] (2.ª pessoa do singular do imperativo do verbo entregar conjugado pronominalmente) vs. Nós entregamos (1.ª pessoa do plural do presente do indicativo da forma regular do verbo entregar).
3. Devolve-mos = tu devolve-me [a mim] + os [os livros] (2.ª pessoa do singular do imperativo do verbo devolver conjugado pronominalmente) vs. Nós devolvemos (1.ª pessoa do plural do presente do indicativo da forma regular do verbo devolver).
4. Compramos = nós compramos (1.ª pessoa do plural do presente do indicativo da forma regular do verbo comprar) vs. compra-mos = tu compra-me [a mim] + os [esses livros] (2.ª pessoa do singular do imperativo do verbo comprar conjugado pronominalmente).
É de assinalar, ainda, que os casos damos/dá-mos, entrega-mos/entregamos, devolve-mos/devolvemos e compramos/compra-mos se distinguem, também, pela pronúncia, porque na grande maioria dos casos a sílaba tónica é diferente: entrega-mos/entregamos, devolve-mos/devolvemos e compramos/compra-mos. E, mesmo no grupo com a mesma sílaba tónica, o som é fechado na forma do presente do indicativo — damos — e aberto na do imperativo — dá-mos.