Preposição seguida de artigo definido sem contração
Gostaria de saber todos os contextos em que a preposição não contrai com o artigo, pronome, determinantes, infinitivo.
O verbo ser com a locução «do lado de»
Gostaria um esclarecimento em relação ao uso dos verbos ser e estar para localizar lugares. Quando devo usar ser e quando estar?
O que é o correto:
1) «O gabinete do diretor é ao lado da sala de reuniões», ou «O gabinete do diretor está ao lado da sala de reuniões»?
2) «O elevador está ao lado da recepção», ou «O elevador é ao lado da recepção»?
3) «A escola de Paulo é em Coimbra», ou «A escola de Paulo está em Coimbra»?
E aproveitando o ensejo... É a mesma coisa dizer «ao lado da» e «do lado da sala de reuniões»?
Muito obrigado!
Externalizar e externalização
Li algures que o Conselho de Administração da RTP estaria «a equacionar a externalização dos serviços de manutenção dos emissores das rádios públicas...)».
"Externacionalização"? Que raio de neologismo é este?
Obrigado.
A diferença entre meio e médio
Sobre os usos das palavras médio e meio, gostaria de saber o maior número de casos possíveis com o objeto de não me enganar.
Muito obrigada.
O significado de imanência
O que significa imanência?
A expressão «com o agravar da situação»
Nos noticiários da rádio e da televisão ouço com frequência a expresão «com o agravar». Exemplo: «Com o agravar da situação política em Moçambique, o Governo de Maputo anunciou...» É correcto utilizar esta fórmula? Ou a forma correcta de o dizer seria: «Com o agravamento da situação política em Moçambique, o Governo de Maputo anunciou...»? Ou são ambas correctas? Ou uma mais correcta do que a outra?
Agradeço a vossa ajuda.
Mail, e-mail e «correio eletrónico»
Diz-se «vou enviar por mail», ou «vou enviar por e-mail»?
A associação dos pontos de interrogação e exclamação
Gostaria de saber se, em textos formais (literários ou técnicos), com intenção de aplicação do vernáculo, é adequado o uso conjunto dos pontos de exclamação e interrogação. Se sim, é indiferente escrever primeiro a interrogação (?!) ou primeiro a exclamação (!?)? E em relação à escrita repetida dos dois pontos (?!?!?! ou !?!?!?), é correta? Não são estes estilos de pontuação mais próprios da banda desenhada?
Grata.
Que (do verso «Que eu canto o peito ilustre lusitano»):
causal, ou explicativo?
causal, ou explicativo?
É frequente assinalar-se o que do verso «Que eu canto o peito ilustre lusitano» como causal.
No entanto, na pergunta 31 499, o que do exemplo «Empresta-me o teu dicionário, que deixei o meu em casa» é classificado como explicativo.
Não são as duas frases semelhantes? Nesse caso, poderíamos classificar a oração desse verso d´Os Lusíadas como explicativa?
Confesso que a noção de orações coordenadas explicativas aplicada a estes dois exemplos me causa alguma dificuldade. Compreendo perfeitamente o exemplo dado no Dicionário Terminológico, mas não tenho a certeza.
A indicação, dada em várias fontes, de que a coordenada explicativa não pode ser colocada no início da frase não está, por outro lado, de acordo com a explicação dada a uma pergunta já de 1/03/2007, com o título A função do que. Nessa questão, é apresentado o exemplo da frase «passámos a tarde debaixo do chapéu, que o calor era insuportável», tendo sido sugerida a classificação da oração iniciada por que como subordinada causal. Ora, não me parece que esta oração pudesse iniciar a frase: *«que o calor era insuportável, passámos a tarde debaixo do chapéu».
Agradeço, desde já, a vossa resposta e todo o trabalho que têm vindo a realizar.
Metódico, ametódico e imetódico
Qual a palavra correcta para o adjectivo que indica ausência de método: ametódico, ou imetódico?
Obrigado.
