Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Marta Ferreira Professora Vizela, Portugal 4K

Devemos escrever «o package», ou «a package»?

Maria Martins Engenheira Setúbal, Portugal 11K

Deve dizer-se, de um produto numa embalagem, se é «pronto a usar», ou «pronto para usar»?

Obrigada.

Armando Ramos Func. público Lisboa, Portugal 12K

Quando se diz «A protagonista é uma cria de esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris), que estava mais interessada em roer uma pinha do que em mim, que estava a mais ou menos 5 metros dela», a frase está-se a referir a um animal do sexo feminino, ou masculino?

Obrigado pela atenção.

Clara Caldeira Jornalista Lisboa, Portugal 30K

O que é correcto: «sofrer de uma doença», ou «sofrer uma doença»? Por exemplo: «sofrer de osteoporose», ou «sofrer osteoporose»?

Muito obrigada.

António Frederico Emp. comercial Praia, Cabo Verde 11K

Ao ler a Bíblia ou publicações bíblicas, encontramos expressões como estas:

«A cabeça da mulher é o homem...»

«O cabeça da família de suprir todas as necessidades...»

Agradeço esclarecimento sobre essa questão, informando-me como ou quando se deve empregar uma ou outra expressão.

Obrigado.

Alexandre Araújo Professor Rio de Janeiro, Brasil 5K

Haveria, em português, o gentílico da localidade italiana Abruzzo? Em italiano, o gentílico é abruzzese.

Muito obrigado!

Luís Fonseca Jornalista Bissau, Guiné-Bissau 8K

Qual a forma correta: «amnistia para fulano de tal», ou «amnistia ao fulano de tal»?

Rogério Morais Professor Lisboa, Portugal 5K

Quando pronunciamos palavras como probabilidade, responsabilidade ou possibilidade, é comum abreviar e pronunciar "probablidade", "responsablidade" ou "possiblidade".

Devemos continuar a «dobrar a língua» e dizer como escrevemos, ou é aceitável abreviar?

Rui Ramos Jornalista Luanda, Angola 8K

1 – É correcto usar o termo demanda no sentido de «procura» («a demanda de hotéis»)?

2 – É correcto usar o termo renda no sentido de «rendimento» («a renda familiar»)?

3 – É correcto usar o terno atende («a escola atende 300 alunos»)?

4 – É correcto usar a expressão «quadra desportiva» no sentido de «recinto desportivo»?

Alberto Manuel Sebastião Esudante Luanda, Angola 55K

Usar & por e é asneira?

Exemplo: «José Mário Costa e Eunice Marta», ou «José Mário Costa & Eunice Marta»?

Um abraço meu, directamente de Angola!