A grafia de lapalissada e lapaliçada
Numa resposta, afirma-se que se pode escrever lapalissada ou lapaliçada. No entanto, após pesquisa em dois dicionários da língua portuguesa disponíveis online (Priberam e Infopédia), apenas surge lapalissada. Gostaria de saber em que dicionário se encontra o registo lapaliçada.
Grata pelo esclarecimento.
«Faz muitos anos» vs. «há muitos anos»
Quando um falante do Brasil diz «moro em S. Paulo faz muitos anos», está correto? Ou deveria dizer «moro em S. Paulo há muitos anos»?
Obrigada.
A boa formação e o significado de atraumaticamente
Pode usar-se a palavra atraumaticamente com o significado de «de forma indolor, sem provocar dor»?
«Estar comprador»
Tenho-me deparado com a expressão «Estamos compradores...» num cartaz afixado perto da minha casa. A expressão estará correta?
Obrigada pelo esclarecimento da dúvida.
Chamom (calão) = haxixe
Qual a etimologia e a ortografia correcta de uma das designações de haxixe, "xamon"/"chamon"? E a terminação em n é lícita?
A concordância de um verbo intransitivo com se
A frase «Não se pode fumar aqui».
Gostava de saber:
1) Se o sujeito é indeterminado.
2) Qual é a função de se.
3) Se a frase tem a forma plural, nomeadamente: «Não se "podem" fumar aqui.»
Obrigada pela resposta.
«Pedir água» vs. «solicitar alguma coisa»
«Fui eu quem/que solicitou a água», ou «foi eu quem solicitou a água»?
O significado de indispor
Gostaria de saber se posso utilizar o termo indispor como sinónimo de «não ter». Por exemplo, «indispomos de previsão de...» = «Não temos previsão de...», a fim de evitar discurso negativo na escrita de e-mails.
Obrigado!
Inanistiável/inamnistiável
Se um crime não está sujeito à concessão de anistia, pode-se dizer que é um «crime inanistiável»?
«Auto de fé»
Encontra-se referência às formas «auto da fé» e «auto de fé», esta última com maior frequência. Qual a forma que deve usar-se?
Obrigada.