Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Cármen Miranda Secretária Luanda, Angola 19K

Qual das duas formas é correcta: «escamar», ou «descamar o peixe»?

Margarida Leitão Técnica Seixal, Portugal 7K

Na tradução de O Quarteto de Alexandria, encontrei o termo feminilizar: «Capodistria tem uma maneira involuntária de feminilizar tudo aquilo de que aproxima;...» Não encontro esta palavra no dicionário, embora em pesquisa tenha encontrado «estimular a libido feminina».

É correta esta palavra?

Edmundo Azevedo Engenheiro Lisboa, Portugal 4K

Em engenharia usamos muito o prefixo iso-, por exemplo, isobárico para significar que um processo se realiza à mesma pressão. Para um outro que se realize com a mesma entropia, como devemos usar o prefixo iso-? "Isoentrópico", ou "isentrópico"?

Muito obrigado!

Isabel Frade Desempregada Lisboa, Portugal 8K

Diz-se «andar ao pé-coxinho», ou «andar a pé-coxinho»?

Pilar M. Administrativa Lugo, Espanha 6K

Qual ou quais as expressões certas numa despedida: «até sábado», «até ao sábado», ou «até o sábado»? Quer dizer, até + qualquer dia da semana.

Muito obrigada.

Júlio Lima Autônomo e universitário Duque de Caxias, Brasil 29K

Quero saber se está correta essa regência do verbo pedir: «Eu não pedi por comida.»

Abraço.

Carlos Lopes Pereira Jornalista Moura, Portugal 13K

Diz-se «Vossa Excelência é esperta...», ou «Vossa Excelência é esperto...»?

Obrigado.

Jailson Duarte Estudante Taquara, Brasil 7K

Minha dúvida é a respeito da colocação do pronome se.

Na frase abaixo, que foi retirada de de uma lei, o se está colocado antes do advérbio:

«Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo anterior, o documento particular, de cuja autenticidade se não duvida, prova que o seu autor fez a declaração, que lhe é atribuída.»

Qual é a regra nestes casos?

Obrigado.

Bruno Machado Estudante Porto, Portugal 11K

Diz-se para os homens hospedeira, ou "hospedeiro" na aviação?

Obrigado.

Marciano Moreira Economista Praia, Cabo Verde 62K

Por favor, me esclareçam porque é que não podemos dizer «porquê que»? Por exemplo: «Porquê que estás a estudar?»

Agradecimentos antecipados.