Qual a origem da expressão «de pequenino é que se torce o pepino»?
Gostava de saber o significado do provérbio «Casa onde não há pão, todos brigam e ninguém tem razão».
Obrigado.
Gostaria de saber qual o significado do seguinte provérbio:
«Grão a grão, enche a galinha o papo.»
Muito obrigada.
Peço que me ajudem a esclarecer o que quer dizer a expressão que julgo ser arcaica e que é relevante para eu entender o sentido de um parágrafo inteiro de um texto que estou a estudar. A expressão é: «se tens pederneira forte, trabalha; senão, deixa-te disso!»
Obrigado.
Qual é o significado de «Os amigos conhecem-se nas ocasiões»?
Obrigada.
Gostaria de saber o significado do seguinte provérbio: «A união faz a força.»
Será possível esclarecerem o significado da expressão «ter brasileiro em casa», que parece ter sentido depreciativo? Deparei-me com ela num texto de Camilo Castelo Branco.
Muito obrigado!
Gostaria de saber qual o significado do seguinte provérbio: «Não é por muito madrugar que amanhece mais cedo.»
Obrigada pela colaboração.
O que é que significam os seguintes provérbios?
«Navio sem leme, naufrágio certo.»
«Mais vale um pássaro na mão que dois a voar.»
Venho por esta via esclarecer uma dúvida!
No provérbio «Quem não tem cão caça __ gato», usa-se com, ou como?
Pela lógica, ambos poderão ser usados, mas a questão propriamente dita é qual é o originário de qual?
Obrigado pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações