Para a correcta compreensão do significado de uma expressão ou de uma frase, é necessário o contexto, que não foi referido. Assim, apenas me vou pronunciar sobre três possíveis significados da frase, com as reservas de que num determinado contexto pode ter uma leitura diferente.
Pederneira é o nome vulgar dado ao sílex, uma das variedades criptocristalinas do quartzo, de cor acastanhada, que se apresenta muitas vezes em concreções nodulosas ou achatadas, inclusas nos calcários. É chamada «pedra de ferir lume»: trata-se de uma pedra duríssima que produz faísca quando ferida por um fuzil, isto é, uma pedra de aço própria para se fazer lume na pederneira.
A palavra pederneira é, por vezes, utilizada na expressão «pessoa com coração de pederneira», que significa pessoa dura, insensível, indiferente ou cruel.
Na frase enviada, «pederneira forte» poderá querer dizer ânimo, resistência, força, capacidade de enfrentar uma situação difícil ou de ser duro em relação a algo. Também poderá querer dizer meios, possibilidades, recursos, ajudas, suporte, apoios que o sustentem numa determinada actuação ou iniciativa. Poderá ainda querer dizer um bom material, um bom recurso, algo à prova de qualquer agressão.
Assim, a frase poderá significar:
1) «Se tens capacidade de enfrentar o que vais encontrar, trabalha nesse sentido; se não tiveres esse ânimo firme ou essa rudeza de carácter, então, o melhor é deixares-te disso»;
2) «Se tens meios, recursos, algo em que te baseies ou que sustente o que vais fazer, continua; se não tens um apoio firme, então, o melhor é não te meteres nisso»;
3) «Se tens um bom material, um recurso a toda a prova, se aquilo com que vais trabalhar é seguro, então trabalha; se o não for, então, o melhor é desistires.»