Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Pragmática
João Paiva Engenheiro Lisboa, Portugal 5K

Recentemente, numa tasca de Alfama, ouvi uma conversa em que se falava algo parecido com português. Quem estava comigo disse-se ser um "dialecto" antigo da gatunagem de rua, com o nome "oni'". Uma espécie de código, para não serem entendidos por "estranhos" talvez não seja correcto chamar dialecto. Existe este "oni"?

Obrigado.

Isabel Carvalho Professora Fátima, Portugal 5K

Deve escrever-se: «Fazer objecções», ou «Levantar objecções»?

Cidália da Silva Gutiérrez Professora e estudante Madrid, Espanha 14K

Antes de mais nada, é imprescindível reconhecer o valor do trabalho aqui realizado. Parabéns a todos!

Tenho anotado como exemplos de advérbios modais , ainda, , apenas, mal, bem, depressa, logo, e sempre. Gostava de saber se há outros exemplos. Imagino que sim.

Mil vezes o meu muito obrigado!

Willian Moraes Bancário Eunápolis, Brasil 46K

Sobre noções sobre micro[estrutura], macro[estrutura] e superestrutura textual, qual a definição e diferença de uma para outra e quais as diferentes características?

Virgínia M. Formadora Messines, Portugal 8K

Queria felicitar-vos pelo excelente trabalho que fazem, pois o Ciberdúvidas é ferramenta muito útil para quem tem dúvidas na língua portuguesa. Gostaria de saber quando redigimos um texto e utilizamos as formas verbais no pretérito perfeito. Devemos manter esse tempo verbal até ao fim?

E na frase «Mas como lá não havia universidade, iria viver para Lisboa para poder tirar o curso», a forma "iria" está correcta? Não posso substituir por "foi"?

Obrigada.

Ana Quintana Professora Évora, Portugal 6K

Num excerto em que se diz «Afonso imaginava a cidade galhofando», tendo-se referido muito anteriormente que viviam em Lisboa, o vocábulo cidade é um deíctico?

Luís Veiga Professor Bragança, Portugal 10K

Na frase: «A minha casa é bonita. E a tua?»

— O e é uma conjunção?

Janice Veríssimo Agente comunitária de saúde Barrra do Bugres, Brasil 45K

Por favor, qual é a diferença de epilinguística para metalinguística?

Ana Costa Professora Sintra, Portugal 4K

Gostaria de saber se a palavra trânsito pode ser considerada como nome colectivo.

Obrigada!

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Portugal 12K

Qual o aumentativo de som? Será legítimo escrever "somzão"/"sonzão"?

Obrigado!