Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Marcos Margarido Técnico de inspe{#c|}ção Campinas, Brasil 87K

Recebi uma mensagem eletrônica onde se questiona a expressão: «está com bicho carpinteiro». Diz a mensagem que o correto seria «está com bicho no corpo inteiro» e que a transmissão oral da frase teria juntado as duas últimas palavras.

Numa resposta anterior do Ciberdúvidas pode-se ler que "bicho-carpinteiro" é considerada uma expressão idiomática. Sendo assim, qual é a expressão correta? Qual é a origem de "bicho-carpinteiro"?

Maqueli Quadros Jornalista São Paulo, Brasil 36K

Eu gostaria de saber as origens da palavra corrupção. Qual sua definição etimológica e o contexto em que ela se aplica.

Obrigada.

Victor Villon Pós-graduando em História pela PUC-Rio Rio de Janeiro, Brasil 10K

Fiquei sabendo que no português antigo a palavra flor era pronunciada e grafada como "chor", visto que o grupo "fl-" do latim transformou-se, em galego-português, em "ch". Gostaria de obter mais informações sobre a ocorrência da palavra "chor".

Eliana Karpat Perita documentoscópica São Paulo, Brasil 7K

Gostaria, por gentileza, da informação sobre origem e significados da palavra grama (como em gramática, gramatura, o -grama das palavras e letras, p. ex., diagrama).

Atenciosamente, agradeço.

Diana Eva Música São Paulo, Brasil 10K

A palavra Quaresma surge de quadragesima, do latim. Gostaria de saber qual foi o processo que transformou quadragesima em Quaresma. E, na vossa opinião, um período de jejum de 50 dias, como se chamaria?

Claire Leal Professora Birmingham, Reino Unido 7K

Qual a origem das palavras vadiar, vadiação? O que elas significavam dois séculos atrás?

Alice Gonzaga Reformada Casal de Loivos, Portugal 15K

Na Estónia, noite diz-se öö. Terá alguma ligação com a origem da expressão «fazer oó» aplicada às crianças quando vão dormir? Se não tiver, qual é a origem de tal expressão?

Wanessa Lerias Professora Camboriú, Brasil 11K

Preciso saber se o substantivo carneiro é derivado do substantivo primitivo carne.

Nuno Malta Biólogo V. N. Gaia, Portugal 5K

Gostaria antes de mais de felicitar a equipa do Ciberdúvidas pelo excelente trabalho que até agora tem desenvolvido. Qual é a etimologia da palavra gumbo – um prato tradicional do Luisiana, EUA? Segundo as informações que tenho gumbo vem da palavra angolana (mais propriamente do quimbundo) kingombo. Esta informação está correcta? E o que quer dizer "gumbo" ou "kingombo"? Muito obrigado pela ajuda.

João Carlos Félix dos Santos Azevedo Professor Torres Novas, Portugal 5K

Seria possível arranjarem-me bibliografia sobre a origem das expressões idiomáticas? Gostava de saber de livros nos quais eu pudesse encontrar a origem de algumas expressões idiomáticas para o meu trabalho de investigação.

Obrigado.