Gostaria de saber qual a génese do nome próprio Eugénia.
Gostaria de saber por que razão Vinícius tem acento.
É uma paroxítona terminada em us ou uma paroxítona terminada em ditongo?
Obrigada!
Cabora Bassa? Cahora Bassa? A ortografia "Cahora" corresponde à pronúncia local?
Tendo visitado no meado do corrente mês de Outubro, perto de Chaves, a Pedra da Bolideira, gostaria de conhecer o étimo e o sentido do vocábulo «bolideira», que não encontrei nos dicionários que consultei.
Gostava de saber a origem da palavra Candosa que aparece em diversos locais dos concelhos de Góis e Arganil.
Tenho duas netinhas (as minhas netinhas são sempre as mais lindas do Mundo...) que foram baptizadas há pouco tempo. Pondo de lado o aspecto religioso do acontecimento, que não é para aqui chamado, fixei uma coisa que o padre oficiante disse acerca dos seus nomes – Melissa a mais velha, Mariana a mais nova, de quatro e dois anos, respectivamente.Disse ele, então, «não sei donde vem o nome Melissa, mas Mariana vem de Maria, mãe de Jesus Cristo, e Ana, mãe de Maria – Nossa Senhora, Santa Maria – e Santa Ana, mãe de Nossa Senhora».Já procurei em dicionários, em busca de Melissa, e o que encontrei foi que «melissa», com minúscula, significa erva-cidreira. Quanto a Mariana, também gostaria de ouvir a vossa douta opinião sobre a forma como se formou esta palavra. Não queria terminar sem me congratular pelo facto de o Ciberdúvidas ter conseguido ultrapassar o mau bocado por que passou. Espero, apenas, que possam continuar o vosso bom trabalho com a liberdade e independência de sempre, na partilha de conhecimentos.
Gostaria de saber por que razão no Minho existem tantas terras com a terminação em -ães.
Tenho encontrado, quando ando pelo país, a repetição no nome de várias povoações, por exemplo Gondomar, Trofa, Bustelo, etc. Qual a origem dos topónimos?
Gostaria de saber qual a origem da palavra Podence e seu significado. Grato pela atenção dispensada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações