Num concurso público será o adjudicante quem lança o concurso? Caso em que o adjudicatário seria o vencedor do referido concurso?
Obrigado.
Gostava que me explicassem o que é um nódulo sólido hipoecogénico, visto ter feito uma ecografia à tiroide e observarem-me este tipo de nódulos no lobo direito.
Gostaria de saber a definição de «petição», «ata» e «procuração», todos do domínio textual jurídico.
Obrigado.
Existe a palavra "invasivo"?
Trata-se de um vocábulo frequentemente usado por médicos. Por exemplo, «certo tratamento é menos invasivo do que outro».
Existindo, qual a diferença relativamente a «invasor»?
Qual a tradução de "purpurogaline" (fr.)? Por vezes, deparo-me com a dificuldade de encontrar a tradução para português de certos termos de bioquímica. Difíceis de encontrar na Internet ou nos dicionários. Têm alguma sugestão? Desde já, muito grata pela vossa colaboração.
Qual o significado da palavra «baroceptor»?
Gostava de saber se se deve dizer do pianista que acompanha o violinista na execução de uma peça musical que é “acompanhador” ou “acompanhante”.
Obrigado.
Tenho dúvidas sobre a grafia do termo mineralógico "ilite" ou "illite". Na bibliografia da especialidade de língua portuguesa surge escrito na forma "ilite", com um l. Mas no dicionário de Português da Porto Editora surge escrito na forma "illite", com dois ll. O prontuário FLIP sugere as duas formas. Qual a forma mais correcta?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações