DÚVIDAS

Os termos ilite, ilita e illita

Tenho dúvidas sobre a grafia do termo mineralógico "ilite" ou "illite". Na bibliografia da especialidade de língua portuguesa surge escrito na forma "ilite", com um l. Mas no dicionário de Português da Porto Editora surge escrito na forma "illite", com dois ll. O prontuário FLIP sugere as duas formas. Qual a forma mais correcta?

Resposta

É verdade que na 8 ª edição do Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, surge a forma illite, mas na 6.ª edição só se regista ilite, «mineral (hidromica) vizinho da moscovite quanto à composição, e que é um dos minerais das argilas». Também com esta forma e com sentido próximo, tem o termo entrada no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado. O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, não regista este vocábulo. Quanto ao Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, regista-se a forma illita com a variante ilita.

Por que razão aparecem os dois eles? Como o termo deriva do nome de um dos estados dos EUA, o Illinois, segue-se a regra que prevê que os grafemas e as combinações de letras alheias à ortografia portuguesa se mantenham nos derivados de nomes estrangeiros; daí a grafia illita. Sem embargo, poder-se-ia defender que só ilite ou ilita, com um ele, são formas legítimas, porque a palavra donde derivam tem uma forma vernácula, Ilinóis, no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves. Contudo, José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico-Etimológico da Língua Portuguesa, observa com alguma contundência: «Ninguém usa a grafia Ilinóis registada pelo Voc[abulário]» (entenda-se o de Rebelo Gonçalves). Penso, por conseguinte, que as formas com dois eles são aceitáveis.

Acresce ainda que o uso de ilite/ illite e de ilita/illita pode não ser indiferente à variação entre normas: o primeiro par surge em dicionários portugueses, mas o segundo é específico do Brasil, segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora. Esta indicação é confirmada pelo Dicionário Houaiss, pelo Novo Aurélio século XXI e pelo Michaelis. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, que não registam as formas acabadas em -ite.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa