Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Línguas de especialidade
Viviane Magoga Massoterapeuta Nova Prata, Brasíl 8K

Gostaria de saber o que quer dizer «ileíte condensante sacro-ilíaca».

Catarina Carvalho Estudante Lisboa, Portugal 2K

Existe a palavra "organela" na língua portuguesa?

Valéria Pereira Professora Aracruz, Brasil 12K

Sou professora de Química e gostaria de conhecer o significado do radical ali na palavra alifática e na palavra alicíclica. Estes termos são designações de cadeias carbônicas.

Obrigada.

Lurdes Dantas Professora Ponte de Lima, Portugal 11K

Os nomes dos pássaros e de outros animais aparecem cientificamente escritos em latim. Acontece que há sempre uma explicação para que tivessem colocado um determinado nome ao animal, como, por exemplo, a cor das penas, etc. Eu gostaria de ter material que me facultasse essa informação, mas não o encontro.

Será que me poderão ajudar a encontrar bibliografia que me ajude neste problema?

Muito obrigada.

Maria Nunes Estudante Lisboa, Portugal 15K

Gostaria de saber o que se entende por ruído num processo de comunicação: se ruído é todos os obstáculos/barreiras à comunicação (a nível do emissor, receptor, mensagem, contexto...), ou se é somente os fenómenos que ocorrem a nível do canal e que dificultam a comunicação. E exemplos de ruído?

Amparo Gonçalves Bióloga Lisboa, Portugal 6K

Existe o termo "culturáveis"? Por exemplo, pode-se dizer "microrganismos culturáveis" em vez de "microrganismos cultiváveis"?

Muito obrigada.

Thamiris Leiroza Estudante Rio de Janeiro, Brasil 7K

O que são unidades discretas da linguagem?

Obrigada.

Cristina Silva Santos Técnica de contabilidade Porto, Portugal 8K

Os termos informática, bit e biónica são amálgamas?

Obrigada.

Maria del Carmen Nogueira Freitas Professora Valladolid, Espanha 6K

No mês passado fiz uma pergunta sobre "macrofunções lingüísticas" e vocês pediram para especificar mais, pois "macrofunções" é um termo muito vago. Também concordo, mas estou estudando para prestar um concurso e um dos temas é "Macrofunções lingüísticas para expressar as intenções comunicativas". Estou um pouco perdida. Obrigada.

Maria Porto Dir. técnica Porto, Portugal 2K

A fauna pertencente ao grupo dos mamíferos é designada por mastofauna, ou mamofauna?
Já agora, deve-se escrever mamalogia, ou mamologia (ciência que estuda os mamíferos)?
Obrigada.