Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem de gomo

Gostaria de saber a origem etimológica da palavra gomo e verificar se ela provém do termo latino glomus, a fim de poder traduzir alguns termos latinos utilizados na terminologia de anatomia internacional para a língua portuguesa.

Ricardo Viegas Estudante Lisboa, Portugal 2K

A palavra gomo é de «origem obscura» [cf. Dicionário Eletrônico Houaiss e Aulete Digital]. Trata-se de «cada uma das divisões naturais da polpa de frutos como tangerina, laranja, carambola etc.» ou «qualquer coisa que se assemelhe a um gomo». Em futebol, é «cada uma das divisões que formam a parte de fora da bola»; e, em botânica, é «broto» ou «porção entre dois nós do colmo das gramíneas, como o bambu e a cana».

Outros dicionários consultados, nomeadamente a Infopédia e o Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, não referem a etimologia da palavra.

Assim, nada indica que «ela provém do termo latino glomus».

Carlos Marinheiro
Tema: Etimologia Classe de Palavras: substantivo