DÚVIDAS

Tempos verbais numa oração subordinada substantiva («foi pena que»)

Queria perguntar se todas as frases abaixo mencionadas são corretas e qual é a diferença entre elas:

1) «Foi pena que os teus irmãos não pudessem vir ontem à festa.»

2) «Foi pena que os teus irmãos não tenham podido vir ontem à festa.»

3) «Foi pena que os teus irmãos não tivessem podido vir ontem à festa.»

Muito obrigada de antemão pela resposta!

Resposta

As três formulações sugeridas pela consulente estão corretas, sendo que as diferenças, em termos semânticos, entre os vários enunciados propostos, são praticamente inexistentes.

1) Pretérito imperfeito do conjuntivo;

2) Pretérito perfeito do conjuntivo;

3) Pretérito mais-que-perfeito do conjuntivo.

Repare-se, contudo, como bem lembram Mateus e outros (Gramática da Língua Portuguesa, p. 269), que nem sempre os referidos tempos verbais transmitem informação de eventos concluídos (como é o caso dos que aqui são elencados), sendo que, «sob certas condições, o pretérito perfeito composto e o mais-que-perfeito do conjuntivo podem exibir uma leitura de futuro em relação ao tempo da oração principal [...]», ex.: «Espero que a Rita tenha feito o exame quando o João voltar»; «Era bom que o Manuel tivesse feito o exame quando o João voltar». Nestes casos, «fazer o exame» é futuro em relação ao tempo da oração principal, ainda que passado em relação ao tempo da oração temporal «quando o João voltar».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa