As formas mais correntes são as seguintes: «Solicito (a V. Exa.) que me informe se me pode ajudar»; «Solicito (a V. Exa.) informação». Por outras palavras, o verbo solicitar, nos sentido de «pedir», é construído ou com uma oração completiva («que me informe...») ou com um nome («...informação») (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa).
Quando significa «impelir, incitar, induzir», solicitar é usado com a preposição a seguida de infinitivo flexionado (f. idem): «aquele calor solicitava-os a beberem.»
No entanto, desde a língua latina que o verbo solicitar tem vários significados, nomeadamente «pedir», «agenciar», «procurar»,
«desejar», etc. Assim, para além das formas mais frequentes da linguagem comercial e jurídica, poderemos usar solicitar com o significado de «desejar», tanto mais que este verbo se usa em formas cerimoniosas.
Mesmo assim, a sequência «solicito saber se...» é substituída com vantagem por «solicito que me informem» ou «solicito informação...».