DÚVIDAS

Sobre os prefixos dis-, des-, di- e de-

O prefixo dis- é um alomorfe de des-? E os prefixos de- e di-? Quais os contextos de uso e regras de aplicação? Qual é o derivado? E quais as suas relações entre si?

Obrigado pela atenção.

Resposta

Primeiro, alomorfe e morfe são neologismos ainda pouco registados, pois o que se usava eram as palavras alomorfia e alomórfico (em «formas alomórficas»).

Des- é um prefixo de origem latina que exprime as ideias de separação, afastamento e intensidade, entre outras.

Dis- Também pode ser de origem latina, e então tem igualmente o sentido de separação, afastamento e ainda direcção para diversas partes. Dis-, com origens gregas, indica dois e dificuldade; no sentido de dois tem a forma afim di-.

De- é prefixo originado no latim que exprime proveniência, causa, instrumento, posse, modo, dimensão, agente, carácter, estado, profissão, etc.

Cf. Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e Vocabulário da Língua Portuguesa, do Prof. Rebelo Gonçalves.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa