DÚVIDAS

Sobre a regência de propor

Na frase «Este relatório não propõe nada [sobre? de? a? em? …?] como economizar nos custos energéticos», qual a preposição que o verbo propor deve reger?

Resposta

A forma da frase que nos apresenta não está dependente de questões de regência do verbo propor.

Neste caso, estamos perante uma ocorrência do verbo propor como verbo transitivo — «não propõe nada», o que poderia ser substituído por «não propõe soluções», «não propôs modificações», «não propõe alternativas» —, uma vez que significa «submeter a apreciação, alvitrar, sugerir».

Repare-se que, se colocarmos a frase numa outra ordem, verificaremos que a forma como a oração é iniciada não está relacionada com o verbo propor:

«Sobre como economizar nos custos energéticos, este relatório não propõe nada.»

«Relativamente a como economizar nos custos energéticos, este relatório não propõe nada.»

«No que diz respeito às formas como economizar nos custos energéticos, este relatório não propõe nada.»

«Quanto à questão sobre como economizar nos custos energéticos, este relatório não propõe nada.»

Portanto, uma vez que o que se pretende é introduzir uma oração em que se identifique o assunto ou o tema relativamente ao qual o relatório não propõe nada, bastar-nos-á usar uma das formas que designem essa realidade: sobre, relativamente a, acerca de, a respeito de, quanto a:

«Este relatório não propõe nada sobre como economizar nos custos energéticos.»

«Este relatório não propõe nada relativamente a como economizar nos custos energéticos.»

«Este relatório não propõe nada no que diz respeito às formas como economizar nos custos energéticos.»

«Este relatório não propõe nada quanto à questão sobre como economizar nos custos energéticos.»

«Este relatório não propõe nada acerca da forma como economizar nos custos energéticos.»

Nota: O verbo propor, como transitivo direto e indireto, com o valor de «sugerir» e de «apresentar», exige o uso da preposição a. Exemplos:

«O presidente do departamento proporá três nomes ao conselho científico.»

«O compositor propõe um concerto maravilhoso aos espetadores.»

Como verbo pronominal, com o sentido de «oferecer-se», o verbo propor pede a preposição para. Exemplos:

«Não queria propor-se para administrador.»

«O comercial propôs-se para visitar novos clientes.»

Cf. Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, da Texto Editora, 2007 (dir. prof. Malaca Casteleiro); Dicionário Sintático de Verbos Portugueses (Coimbra, Almedina, 1994), de Winfried Busse (coord.); Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Pedro Luft; Dicionário de Verbos e Regimes, de Francisco Fernandes.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa