Os versos apresentados integram o poema O Mostrengo, da obra Mensagem, de Fernando Pessoa.
Esta fala, pertencente ao próprio mostrengo, constitui uma pergunta dirigida ao homem que se encontra ao leme do barco, que inclui, no plano dos recursos expressivos, uma sinédoque.
Recordemos que a sinédoque se caracteriza da seguinte forma: «A atribuição do nome de uma realidade a outra é aqui fundamentada não numa relação externa acidental mas sim essencial, tomando-se o todo pela parte ou a parte pelo todo.» (E-dicionário de termos literários). A sinédoque é um tipo de metonímia, recurso assim caracterizado: «Em sentido lato, é a figura de linguagem por meio da qual se coloca uma palavra em lugar de outra cujo significado dá a entender. Ou a figura de estilo que consiste na substituição de um nome por outro em virtude de uma relação semântica extrínseca existente entre ambos. Ou, ainda, uma translação de sentido pela proximidade de ideias.» (ibid.)
No caso apresentado pelo consulente, as palavras velas e quilhas podem ser tomadas pelo barco na sua totalidade, o que se ajusta à identificação da sinédoque, uma vez que se toma a parte pelo todo.
Disponha sempre!