As classes dos pronomes e dos determinantes partilham um número significativo de elementos, pelo que é importante dispor de critérios para os distinguir entre si. Para explicar a uma criança o funcionamento dos membros destra classe, poderá observar com ela o comportamento destas palavras na frase.
Assim, os pronomes são colocados em lugar de um nome, pelo que não acompanham um outro nome (surgem sozinhos), como em (1), onde todas as palavras destacadas a negrito são pronomes:
(1) «Ele sentou-se nesses e falou das tuas.»
Repare-se que a frase não tem um sentido claro porque os pronomes estão a referir-se a nomes que substituem e dos quais não temos conhecimento para construir essa referência.
Por seu turno, os determinantes acompanham sempre o nome, nunca surgindo sozinhos, como em (2):
(2) «Aquela jovem conhece os seus direitos e referiu as tuas palavras, que tinha lido nesses livros.»
Como se pode observar, as palavras destacadas são determinantes porque cada uma delas se coloca à esquerda de um nome, determinando-o: aquele determina jovem; seus determina direitos; tuas determina palavras; esses determina livros.
Depois de estar clara esta distinção inicial, há que conhecer as diferentes subclasses dos pronomes e dos determinantes. Teremos assim pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos e interrogativos e determinantes demonstrativos, possessivos, relativos e interrogativos. Para as identificarmos, será também importante fazer uso da memória para reter os nomes e algumas das palavras típicas de cada subclasse. Note-se ainda que no 1.º ciclo não se estudam todas estas subclasses.
No excerto apresentado, a classificação das palavras indicadas pelo consulente seria, então, a que se apresenta entre parênteses retos:
(3) «Aquela [pronome demonstrativo] não era uma máquina qualquer. Mariana escreveu nela os seus [determinante possessivo] primeiros contos e esses [determinante demonstrativo] tempos foram felizes para a máquina. – Eu [pronome pessoal] tenho saudades tuas [determinante possessivo]. - disse a velha máquina à Mariana."
Relativamente à colocação de determinante possessivo tuas depois do nome, acrescente-se que, nalgumas situações, tal é possível (ver esta resposta).
Disponha sempre!