DÚVIDAS

Preposição + pronome relativo («em que»)

Tenho uma dúvida referente a um assunto que, por vezes, me tira o sono, a saber, a tal regência verbal.

Lendo um artigo, deparo-me com o seguinte trecho:

«Para ter um corpo magro e saudável não basta cortar calorias. Os métodos de emagrecimento mais eficazes são aqueles *em que* tanto a dieta quanto os exercícios fazem parte da rotina de quem pretende eliminar os quilos extras.»

A dúvida logo surgiu: por que a preposição em está antes do pronome relativo? Qual termo a está regendo?

Certo do auxílio, agradeço pelo tempo gasto.

Resposta

Neste caso, a preposição introduz um sintagma com função de adjunto (modificador). 

As preposições que surgem antes dos pronomes relativos poderão ser regidas pelo verbo da oração subordinada relativa:

(1) «O amigo de que gosto já chegou.»

Na frase, é o verbo gostar que rege a preposição de, colocada à cabeça da oração relativa.

As preposições também podem ser regidas por um termo da oração subordinante, como acontece em (2):

(2) «Ficou feliz com quem participou.»

Neste caso, é o adjetivo feliz que rege a preposição com.

Identificamos também situações nas quais «em que» é usado como equivalente a «no qual» (preferencialmente com antecedentes não locativos) ou como equivalente a onde (preferencialmente, com antecedentes locativos)1, o que se verifica em (3) e (4):

(3) «Detesto as situações em que / nas quais tenho de ir à secretária.»

(4) «A casa onde / em que nos conhecemos já não existe.»

Nestas frases, a preposição introduz um sintagma com a função de adjunto / modificador no interior da sua oração.  

O mesmo se verifica na frase apresentada pelo consulente. Neste caso, a preposição em assinala a função de adjunto / modificador desempenhada pelo sintagma que introduz. Este sintagma identifica-se com maior clareza numa frase simples em que se substitua o pronome relativo pelo seu antecedente:

(5) «Tanto a dieta quanto os exercícios fazem parte, nestes métodos de emagrecimento, da rotina de quem pretende eliminar os quilos extras.»

Disponha sempre!

 

1. Para maior desenvolvimento, leia-se esta resposta.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa