Preço ≠ preçário - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Preçopreçário

Qual a diferença entre os verbetes preço e preçário? Através de uma pesquisa vi que alguns sites usam preço e outros preçário, mas não consegui entender em que situação se usa um ou outro.

Susana Guilherme Estudante Lisboa, Portugal 42

A despeito desse uso indistinto, ambos os substantivos se distinguem um do outro. Preço  tem o sentido de «valor, em dinheiro, de um objeto, de um bem ou de um serviço; custo» (Dicionário da Porto Editora, em linha): Preçário significa a «relação de preços; regulamento de preços aprovado oficialmente» (idem). Assim, quando usamos o substantivo preço estamos a falar do valor de determinado objeto, isolado, ou o conjunto de vários objetos, por exemplo. Por outro lado, quando nos referimos a preçário estamos a falar de uma tabela, lista, etc. onde consta o valor de todos os objetos isoladamente. Esta tabela é reconhecida como tendo os preços autorizados a praticar. 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Semântica nominal