DÚVIDAS

Oração subordinada adjetiva relativa explicativa introduzida por o que

Na frase: «Estava calor, o que me transtornou bastante», a oração é substantiva relativa (por ser introduzida por «o que» ou é adjetiva explicativa, por retomar o antecedente?

Desde já, muito obrigada! Bem hajam!

Resposta

 Em contexto escolar não universitário, a oração relativa introduzida por «o que» é considerada substantiva, quando não tem antecedente, como em (1):

(1) «Sei o que queres.»

Tendo antecedente, que será, à partida, a totalidade da oração subordinante, a oração relativa introduzida por «o que» considera-se adjetiva relativa com valor explicativo, como acontece na frase apresentada pela consulente:

(2) «Estava calor, o que me transtornou bastante.»

Neste caso, o antecedente de «o que» é a oração subordinante «Estava calor», pelo que estamos perante uma oração adjetiva relativa, que tem a função de modificador de frase1.

Disponha sempre!

 

1. Cf. Nascimento e Lopes, Domínios. Plátano Editora, pp. 213-214.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa