Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Classificação da oração iniciada por que

Tendo surgido várias divergências na classificação da oração iniciada por que, solicito a vossa ajuda para a sua classificação. A frase é a seguinte: «…estou aqui, há séculos, nesta capital de Império que, mesmo sem Império, continua a ser uma das grandes capitais do mundo.»

Obrigada.

Helena Sousa Professora Porto, Portugal 412

    A frase «…estou aqui, há séculos, nesta capital de Império que, mesmo sem Império, continua a ser uma das grandes capitais do mundo.» divide-se em duas orações:

1.ª – «...estou aqui, há séculos, nesta capital de Império» – oração subordinante

2.ª – «que, mesmo sem Império, continua a ser uma das grandes capitais do mundo.» – oração subordinada adjetiva relativa restritiva [restringe a informação dada sobre o seu antecedente (capital de Império), razão pela qual não está separada por vírgula, desempenhando a função sintática de modificador restritivo do nome].

 

Fonte: Dicionário Terminológico

Aura Figueira
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: pronome