DÚVIDAS

Orações subordinadas adjetivas e substantivas

Fiz recentemente uma prova de concurso público e acredito que em uma questão sobre orações subordinadas havia duas respostas corretas.

Segundo o gabarito, a questão correta era:

O período «A empresa tem trezentos funcionários, que moram em Londrina» é composto por uma oração subordinada explicativa que limita o sentido de «funcionários» ao explicar que, de todos os funcionários da empresa, apenas trezentos moram em Londrina.

No entanto, havia uma outra questão possivelmente correta, era ela:

Na frase «É fundamental que você compareça à reunião», há uma oração subordinada substantiva subjetiva que atua como sujeito do verbo da oração principal.

Após pesquisas, encontrei um exemplo exatamente igual à segunda questão, a qual afimava estar correta. Como a pesquisa foi feita pela Internet, e como sabemos que existem muitos sites não confiáveis, gostaria de uma posição a respeito da mesma.

Resposta

A frase «A empresa tem trezentos funcionários, que moram em Londrina» é de fato composta por uma oração subordinada (adjetiva) explicativa, mas não diz que apenas trezentos funcionários moram em Londrina.

Na frase «É fundamental que você compareça à reunião», há uma oração subordinada substantiva subjetiva/completiva que atua como sujeito do verbo da oração principal. – Correto. Seria igual a dizer «É fundamental o seu comparecimento à reunião», em que se vê claramente que «o seu comparecimento» é sujeito da oração.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa