Segundo o gramático Evanildo Bechara, em seu livro Lições de português pela análise sintática, aqui estão os seis valores semânticos possíveis das orações subordinadas adverbiais reduzidas de gerúndio*: causa, consequência, concessão, condição, modo (meio ou instrumento) e tempo.
Um critério didático e lógico para verificar o valor semântico de uma oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio é a paráfrase, em forma de oração desenvolvida. No entanto, é preciso dizer que nem toda oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio inicia um período – em geral, somente as causais, concessivas, condicionais e temporais. Ainda assim, é preciso levar em conta o contexto frasal e o sentido pretendido para ficar bem definido o sentido da oração adverbial.
Considerando todos os pontos acima, sobretudo a questão semântica no contexto em que a frase do consulente foi produzida, há as seguintes possibilidades:
1. Causa: Visto que consideramos os dois indicadores, a lista final contém 210 198 pesquisadores; A lista final contém 210 198 pesquisadores porque consideramos os dois indicadores.
2. Concessão: Conquanto consideremos os dois indicadores, a lista final contém 210 198 pesquisadores; A lista final contém 210 198 pesquisadores ainda que consideremos os dois indicadores.
Obs.: Penso que esta leitura dependa dum contexto muito claro. Seria mais fácil a interpretação se a frase estivesse assim escrita: «Considerando os dois indicadores, a lista final contém ainda 210 198 pesquisadores" ou "Mesmo considerando os dois indicadores, a lista final contém 210 198 pesquisadores.»
3. Condição: Se considerarmos os dois indicadores, a lista final contém 210 198 pesquisadores; A lista final contém 210 198 pesquisadores desde que consideremos os dois indicadores.
4. Tempo: Quando consideramos os dois indicadores, a lista final contém 210 198 pesquisadores; A lista final contém 210 198 pesquisadores depois que se consideraram os dois indicadores.
Para precisarmos a relação semântica mais adequada em que a frase original trazida pelo consulente foi produzida, é preciso verificar o seu contexto.
Sempre às ordens!
*Visto ser brasileiro o consulente, a nomenclatura usada na resposta é a da tradição gramatical brasileira.