O termo preto-velho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O termo preto-velho

A palavra "preto-velho" tem hífen? Se sim, o plural seria pretos-velhos? Esse é o nome de uma entidade que trabalha na religião de umbanda no Brasil.

Obrigada!

Caren Martins Revisora Porto Alegre, Brasil 42

Assumindo que se trata da associação de um nome – preto – e um adjetivo – velho – que formam juntos uma terceira palavra complexa com sentido próprio, por denotar uma entidade religiosa da umbanda, então, este composto é hifenizado. Consequentemente, se não se fizer referência ao domínio dos cultos e das religiões, mas, sim, a um homem que se designa por preto e se caracteriza como velho  «estava um preto velho sentado à porta» , então não se hifeniza porque estamos perante a associação livre de duas palavras que juntas não constituem uma unidade lexical.

Relativamente à flexão em número, pluralizamos tanto o substantivo como o adjetivo: pretos-velhos.

Sara Mourato
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Morfologia Flexional