O superlativo absoluto analítico numa frase com vários adjetivos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O superlativo absoluto analítico numa frase com vários adjetivos

Gostaria de saber como formaria o superlativo absoluto analítico numa frase com mais do que um adjetivo, como por exemplo: «O João era divertido, atencioso e sociável.» Nessas situações coloca-se o advérbio apenas antes do primeiro adjetivo ou antes de todos?

Luís Pereira Professor Montijo, Portugal 1K

«O João era divertido, atencioso e sociável.» tem todos os adjetivos no grau normal.

Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.

Se dissermos «O João era muito divertido, atencioso e sociável.», a frase mostra que o tal acréscimo se situa apenas no adjetivo divertido, deixando os outros dois no grau normal, isto é, o João destaca-se por ser divertido, e não por ser atencioso e sociável de modo relevante.

Assim, a frase  «O João era divertido, atencioso e sociável.», se quisermos pôr o destaque nos três adjetivos, terá de se apresentar do seguinte modo: «O João era muito divertido, muito atencioso e muito sociável.» ou com qualquer outro advérbio, quando se quer evitar a repetição:

«O João era muito divertido, extremamente atencioso e excecionalmente sociável.»

Maria Eugénia Alves
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Gramática Campos Linguísticos: Superlativos