O substantivo sobredeclaração - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O substantivo sobredeclaração

Num texto comunitário traduzido para português li a "palavra" "sobredeclaração" no sentido de, por exemplo, uma área de vinha que não pode ser declarada mais do que uma vez para medidas de apoio, ou seja, não poderá haver "sobredeclaração". Poder-me-ão informar se haverá alguma palavra na língua portuguesa que possa ter este significado, tendo em consideração que me parece que a utilizada no texto não existe.

Muito obrigado.

 

João Leitão Eng. técnico agrário Lisboa, Portugal 5K

Através de uma pesquisa na Internet, encontrei o termo em textos oficiais da União Europeia, nomeadamente no Jornal da União Europeia, o que me leva a crer que se trata de um termo técnico, não me surpreendendo, por isso, que os dicionários comuns não o registem.

Para a sua formação, juntou-se à palavra declaração o elemento sobre-, que pode exprimir as noções de: 1. «Posição ou lugar superior.» 2. «Maior grau ou intensidade.» 3. «Excesso.» Este elemento de formação está presente em numerosas palavras portuguesas.

Como exemplo, e tendo em conta a proximidade à palavra em apreço, dá-se o termo sobrecarta, cujo significado é: carta que se envia após outra para corroborar ou modificar a primeira.

Nos referidos textos da União Europeia pude ainda verificar as palavras correspondentes a sobredeclaração noutras línguas, nomeadamente no francês (surdéclaration), no espanhol (sobredeclaración) e no inglês (overdeclaration).

Parece-me, pois, que não haverá vantagem em encontrar um termo alternativo, quando já existe um específico comum aos vários países.

Maria João Matos
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica