O significado da locução «à mistura» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado da locução «à mistura»

Gostava de saber o significado da expressão «à mistura». Embora conheça mesmo o significado de mistura, não consigo perceber esta expressão, que frequentemente é usada na comunicação social.

Muito obrigado.

José L Saravia Suarez Tradutor Miami, Estados Unidos 44

A locução «à mistura» está definida no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa como «juntamente, de permeio; ao mesmo tempo, simultaneamente». Veja-se o exemplo: «Juventus quer reeditar dupla do Real Madrid com Ronaldo à mistura». Na notícia à qual pertence este título, refere-se que a Juventus pretende, no mercado de inverno de futebol, comprar o jogador Isco ao Real Madrid. Se o fizer, o clube reedita uma dupla do clube espanhol, tendo Isco a jogar juntamente com Cristiano Ronaldo.  

Refira-se que esta locução pode ser considerada própria de um registo menos formal como se infere do sua inclusão no Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Guilherme Augusto Simões. Não obstante, encontramos registos da mesma em contexto literário, como se verifica na obra de Camilo Castelo BrancoAventuras de Basílio Fernandes Exertado: «... o desventurado Basílio, que, em suas exaltações febris, denunciava o estado pecador da sua alma, à mistura com pragas, à ingrata Itelvina...» (Énio Ramalho, Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintático da Língua Portuguesa). 

Sara Mourato
Tema: Comunicação social Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Semântica