DÚVIDAS

O hífen nos nomes dos animais e das plantas (norma de 45)

De acordo com o AO de 1945, como se devem escrever os nomes dos animais e das plantas? Sempre com hífen? Ou existem excepções? (Sei que com o AO de 1990 todos estes nomes têm hífen).

A seguir apresento alguns exemplos para me informarem como devem ser escritos correctamente de acordo com o AO de 1945: arranha-lobos, genciana-das-turfeiras, campainhas-amarelas, fava-de-água, borboleta-azul-das-turfeiras, azulinha-do-bocage, aranja-dos-charcos, nêspera-dos-lameiros, azulinha-do-tomilho, ziguena-dos-pântanos, aranha-vespa, tecedeira-acuminada.

Resposta

Na norma de 1945 — seguida apenas em Portugal e nas suas ex-colónias entretanto independentes, razão por que, em rigor, não se pode denominá-la de acordo ortográfico — empregava-se já o hífen em todas as palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas. Nesse ponto, nada se alterou com o Acordo Ortográfico de 1990. Vide Base XV: Do hífen em compostos, locuções e encadeamentos vocabulares.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa