O género e o número de Fanta - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O género e o número de Fanta

Gostaria de saber qual é o género da palavra Fanta (o refrigerante) e se há plural. Fiz uma pesquisa no site e vi que a palavra Sprite pode ser masculina ou feminina. É possível ter maiores esclarecimentos?

Desde já, muito obrigada.

Cristiane Santos Estudante Brasil 809

Em português, a maioria dos nomes terminados em -a são femininos, pelo que o vocábulo Fanta, embora seja o nome próprio da marca de uma bebida (palavra feminina), segue esta regra.

Neste caso, como em muitos outros do mesmo tipo, houve uma generalização e, por um processo de derivação imprópria, o nome próprio «Fanta» passou a ser utilizado como nome comum, designando já não a marca mas a bebida, podendo, portanto, utilizar-se no plural, à semelhança de outras marcas que também já adquiriram o mesmo estatuto:

«Bebemos umas fantas e eles, umas pepsis.»

 

Cf. 20 nomes de objetos que devemos às marcas

Aura Figueira
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Campos Linguísticos: Plural (nomes e adjectivos)