O género de alfaiate - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O género de alfaiate

«O alfaiate» e «a alfaiate»?

Ana Paula Gomes Estudante Campo do Goytacazes, Brasil 20K

O substantivo alfaiate é do género masculino e designa «aquele que faz roupas de homem e, por vezes, vestimentas femininas com talhe masculino (costumes, paletós, terninhos, etc.)». Embora tenha características morfológicas que permitem o seu uso como nome comum de dois («o/a alfaiate»), esta palavra não costuma remeter para uma mulher.

Os termos que designam uma pessoa do sexo feminino que cose ou confecciona roupa destinada a uma clientela feminina são costureira, modista ou camareira. Entre estes termos, o primeiro tem o masculino costureiro; o segundo pode ser usado como comum de dois géneros («o modista»); o último da série pode também significar «criada», e a forma masculina emprega-se não para designar «homem que confeciona roupa de mulher» mas para fazer referência a um serviçal do sexo masculino.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Flexional