«O facto de...» + completiva - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«O facto de...» + completiva

Gostaria de saber se na frase «Essa prática tem relação com o fato de que os estudantes precisam de oportunidades» o «de que» está correto. Caso não, qual a explicação?

Obrigada.

Patrícia Costa Professora Florianópolis, Brasil 6K

A frase que indica está correcta. O nome facto semanticamente funciona como um predicado factivo e pode selecionar como argumento interno a completiva finita «que os estudantes precisam de oportunidades», introduzida pela preposição de. Esta completiva desempenha uma relação gramatical oblíqua.

No entanto, a frase também é possível sem a presença do complementador que. Neste caso o sintagma facto de é seguido de infinito (ou infinitivo) pessoal, que obriga à não contração entre a preposição de e o artigo os:

«Essa prática tem que ver com o facto de os estudantes precisarem de oportunidades.»

Carla Viana
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo