O conceito de «texto não verbal» existe e é dotado de grande vitalidade em meio académico. Para referir esta realidade, usa-se também a expressão «linguagem não-verbal».
O conceito de texto, sobretudo na literatura especializada, tem sido alargado a todos os signos que possam ser usados com uma intenção comunicativa. No caso do texto não verbal, estamos perante signos que comunicam sem recurso ao uso de palavras.
Ferrara define da seguinte forma texto não verbal: «O texto não-verbal é uma linguagem; a leitura não-verbal firma-se também como linguagem, na medida em que evidencia o texto através do conhecimento que a partir dele e sobre ele é capaz de produzir, ou seja, é uma linguagem de linguagem. O texto não-verbal é uma experiência quotidiana; a leitura não-verbal é uma inferência sobre essa experiência. Da natureza do texto, a leitura faz brotar suas aspirações e ambições metodológicas, mas dela própria, leitura, depende apreender aquela manifestação quotidiana.» (Leitura sem palavras. Editora Ática, p. 13)
Disponha sempre!